23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Pianistas estrangeiros fazem recital gratuito nesta terça-feira em Florianópolis

spot_img

Pianistas estrangeiros fazem recital gratuito nesta terça-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do programa de extensão Pianíssimo, recebe nesta terça-feira, 30, os pianistas estrangeiros Roderigo Robles de Medina e Mariana Airaudo Lorenzo, para um recital gratuito e aberto ao público. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

O ovento será realizado às 19h30 no auditório de Música da Udesc Ceart. O repertório do duo é composto de obras de Mozart, Rachmaninoff e Piazzolla, em obras para dois pianos, bem como obras para piano a quatro mãos.

Mariana Airaudo, natural do Uruguai, e Roderigo Robles de Medina, da Holanda, formaram o duo em 2012. No último ano apresentaram-se no ciclo de Música de Câmara de Sodre, considerado o mais importante de Montevidéu. O dou também já se apresentou na Universidade do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e no festival “Semeando Talentos Uruguai 2014″, em Montevidéu.

Sobre os músicos

Mariana Airaudo Lorenzo, nascida em Montevidéu (Uruguai), iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade, e atualmente estuda com Roderigo Robles de Medina na Codarts Universidade de Artes, em Rotterdam (Holanda).

Formou-se no Conservatório de Música Integral em 2000, obtendo o título de professora de piano e teoria musical. Pertence à Associação de Mulheres na Música, a qual promoveu recitais solo e de câmara em diferentes salas do Uruguai. Recebeu primeiro lugar no 1 º e 2 º Concurso Nacional de Piano do Ateneo de Montevideo, além de vencer o certame “As Cordas”, organizado pelo Centro Cultural Espanhol com o violoncelista Agustín Moreno. No Brasil, participou do Festival de Música de Bagé, dando recitais de repertório nacional e Semeando Talentos em Montevidéu.

Roderigo Robles de Medina nasceu em Utrecht (Holanda), e iniciou seus estudos de piano com Mila Baslawskaja. Em 1982, mudou-se para a Inglaterra e estudou com Sulamita Aronovsky no Royal Northern College of Music, em Manchester. Ganhou duas vezes o prêmio Fellowship British Council em 1988, tendo recebido o “Diploma em Performance”. Continuou seus estudos com Jan Wijn no Conservatório Sweelinck, graduando-se em 1992.

O artista realizou recitais na Holanda, França, Inglaterra, Espanha, Portugal, Itália, Argentina, Uruguai, Panamá, Brasil e Suriname, destacando-se as salas Concertgebouw, em Amesterdã, De Doelen, em Rotterdam, o Glinka Hall da Filarmônica de São Petersburgo e o Weill Recital Hall do Carnegie Hall, em Nova York.

Foi premiado em diversos concursos internacionais de piano, como o Eduard Flipse, em Roterdam, Citta di Senigallia, na Itália, e do Concurso Ecole Normale de Musique. Gravou um CD, executando a íntegra dos Estudos de Chopin.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img