18.5 C
fpolis
terça-feira, setembro 28, 2021
cinesytem

Pife na Manga e Os Encantados são as atrações de hoje na Casa de Noca

spot_img

Pife na Manga e Os Encantados são as atrações de hoje na Casa de Noca

spot_img

Com atenção especial aos sambas de macumba e terreiro, o grupo curitibano Os Encantados é atração desta sexta-feira, 9, às 22h, na Casa de Noca, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. O Pife na Manga abre a noite. O ingresso custa R$ 15 até a meia-noite e R$ 20 depois desse horário.

Formado em 2009, o grupo paranaense toca sambas de macumba e tradicionais ‘pontos de umbanda’ embasados em arranjos originais. Ritmos afro brasileiros e suas inúmeras formas de linguagem como o choro, maxixe, lundu, partido alto, entre outros, também são lembrados.

Com dois discos no currículo – “Orixás” e “Entidades” -, Os Encantados mistura clássicos do segmento com um forte trabalho autoral. Idealizado e dirigido musicalmente pelo violonista sete cordas Fabiano Silveira, o “Tiziu”, o conjunto conta com Emerson do Cavaco e a Família Novaes, representada pelo patriarca Luiz, nos vocais e efeitos, e os percussionistas e irmãos Welington, Leonardo e Leandro.

O Pife na Manga executa os estilos musicais típicos das bandas de pífanos, como o baião, galope, frevo, xote e a marcha. Além destes, a banda apresenta também composições de maracatu, ijexá, ciranda, caboclinho e coco, entre outras.

Na parte instrumental, além da formação tradicional (pífanos, zabumba, tarol e pratos), são utilizados também outros, como o triângulo, pandeiro, alfaia, agogô, mineiro, caxixis, atabaque e apitos.

A Casa de Noca fica na Avenida das Rendeiras, 1176, Lagoa da Conceição. Mais informações pelo telefone (48) 3238-5310.

Foto: Divulgação

spot_img
spot_img

Leia mais