fique por dentro de floripa

- Geral - Pioneira em direito sistêmico, OAB/SC lança cartilha para orientar a prática nesta quarta-feira

04.02.2020

Pioneira em direito sistêmico, OAB/SC lança cartilha para orientar a prática nesta quarta-feira

04.02.2020
Pioneira em direito sistêmico, OAB/SC lança cartilha para orientar a prática nesta quarta-feira
Foto: Presidente Rafael Horn - Foto de Julia Knabem

Pioneira na criação da primeira Comissão de Direito Sistêmico no País, a OAB/SC inova mais uma vez e, nesta quarta-feira (5/2), lança a Cartilha da Comissão de Direito Sistêmico, para orientar e promover a ampliação desta metodologia como forma de resolução de conflitos. O material, que estará disponível online na página da Seccional, será apresentado à advocacia catarinense durante reunião aberta que ocorre a partir das 19h, na sede da Seccional, na Capital.


A cartilha produzida pela OAB/SC será usada como base para as comissões de Direito Sistêmico das demais Seccionais em todo o Brasil. O e-book conta com 16 páginas e aborda temáticas que vão do “O que são Constelações Familiares?” a questões pontuais como “Qual o lugar do (a) advogado (a)? e “Quais são as atribuições da Comissão de Direito Sistêmico?”. “Temos defendido que a advocacia precisa inovar em suas práticas, sendo não apenas um agente de promoção da justiça, mas que também atua para a pacificação de conflitos, como forma de buscar respostas mais rápidas e eficazes para a sociedade”, destaca o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.

O Direito Sistêmico utiliza a técnica de constelações familiares, com um olhar que vai além dos fatos descritos em procedimentos processuais, com a meta de transformar posturas litigantes em consensuais. A abordagem costuma levar em consideração também as emoções das pessoas que representam as partes em conflito, buscando identificar a origem do problema e assim encontrando caminhos para a sua solução e evitando novas divergências.

Presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SC, Eunice Shlieck explica que a cartilha tem como finalidade expandir o movimento sistêmico. “A ideia de criação desse material surgiu durante as reuniões de Comissão, que percebeu a necessidade de criar um conteúdo para a advocacia ter acesso ao que é, o que movimenta e os objetivos do Direito Sistêmico. Com isso, acreditamos ser de relevância os profissionais terem acesso a esse conteúdo, cujo objetivo é proporcionar à classe formas mais amplas de buscar as soluções para conflitos”, explica.

 

Lançamento - a reunião aberta para o lançamento da Cartilha do Direito Sistêmico acontecerá nesta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, das 19h às 22h, na sede da OAB/SC. Haverá ainda uma palestra com o advogado do Rio de Janeiro, Sérgio Camargo. A entrada é gratuita. A cartilha é uma iniciativa da OAB/SC, por meio da Comissão de Direito Sistêmico, com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) e Escola Superior de Advocacia (ESA/SC). Profissionais interessados poderão participar e após o lançamento a cartilha ficará disponível para consulta no site da OAB/SC, na seção “Publicações”.

SERVIÇO:

O quê: Lançamento da Cartilha da Comissão de Direito Sistêmico.
Onde: Sede da OAB/SC – Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4860, Bairro Agronômica, Florianópolis.
Quando: 5 de fevereiro, quarta-feira, das 19h às 22h

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Observatório da Udesc Esag ajuda a articular rede de organizações de defesa dos direitos das crianças

13.02.2020

Observatório da Udesc Esag ajuda a articular rede de organizações de defesa dos direitos das crianças

Empresas parceiras do IGK lançam linhas de produtos com renda revertida para os trabalhos do Instituto

12.02.2020

Empresas parceiras do IGK lançam linhas de produtos com renda revertida para os trabalhos do Instituto

Floripa Airport é o melhor do Brasil na categoria até 5 milhões de passageiros

07.02.2020

Floripa Airport é o melhor do Brasil na categoria até 5 milhões de passageiros

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.