19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Planeta Música neste sábado na Vargem Grande

spot_img

Planeta Música neste sábado na Vargem Grande

spot_imgspot_img

Pelo segundo ano consecutivo a Orquestra de Cordas Catarinense leva música erudita às escolas da Grande Florianópolis. Durante o ano de 2009 foram realizados oito concertos-didáticos em escolas públicas de Florianópolis, este ano já foram realizados quatro e estão previsto mais três até o final do ano. Para os organizadores, Edina de Marco e João Eduardo Titton, o Planeta Música é uma forma de sensibilizar os jovens para a música erudita e ajudar na educação musical, tão importante para a sociabilidade e a expressividade dos alunos. O próximo concerto acontece no Norte da ilha, na Vargem Grande, depois no dia 22 de setembro o Planeta estará em Palhoça. Os concertos são gratuitos e abertos à comunidade.

Lúdico e pedagógico, o espetáculo Planeta Música é um concerto, realizado pela Orquestra de Cordas Catarinense, mas também é uma aula da história dessa música. O diretor da orquestra, João Eduardo Titton, inicia o espetáculo com uma narrativa sobre o surgimento dos instrumentos de cordas com os lutiers, na Itália do século 16, e, durante 50 minutos, o público é conduzido, por meio de cânones da música de concerto, a uma viagem geográfica e temporal. A primeira peça executada é Primavera de Vivaldi, seguida por peças de Mozart, Tchaikovsky, Villa-Lobos, Aron Copland e o espetáculo encerra com a participação do público cantando a popular canção de Toquinho, Aquarela. O público acompanha o concerto através de um libreto que recebe com informações e ilustrações sobre a música erudita. A publicação é uma forma de ajudar o público a sistematizar o conhecimento musical através do que ouviu no concerto, de acordo com os organizadores.

De certa forma, este é projeto que vai ao encontro da lei 11.769, que diz que todas as escolas públicas e privadas do Brasil tem até 2011 para incluir o ensino da música em sua grade curricular. Para ajudar nisso que é uma carência na Educação Básica no Brasil é que foi idealizado o espetáculo Planeta Música e também para minimizar um outro dado, o da enorme desigualdade que existe no acesso aos bens culturais no Brasil. Segundo a Fecomércio, apenas 10% da população tem acesso aos produtos culturais.

Serviço

Planeta Música – Concertos-didáticos

04 de setembro – 14h

Escola b[ásica Albertina Madalena Dias
Rua Cristovão Machado de Campos, 1237
Bargem Grande

22 de setembro – 20h30

Escola Irmã Maria Tereza
Palhoça


spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img