20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Planeta Música se apresenta neste sábado no Campeche

spot_img

Planeta Música se apresenta neste sábado no Campeche

spot_imgspot_img

Segundo concerto de 2010 será no Campeche

No próximo sábado, dia 29, acontece a segunda apresentação do ano do

O concerto, realizado pela Orquestra Catarinense de Cordas, será na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche. O Planeta Música está no segundo ano de realização. Premiado novamente pelo Edital de Democratização Cultural do Instituto Votorantim, o projeto já tem definidas as datas e locais para os concertos em 2010. O primeiro concerto deste ano aconteceu em Santo Amaro da Imperatriz, no início do mês de maio. Este ano as apresentações foram expandidas também para municípios próximos à capital catarinense. No ano passado foram realizados oito concertos, todos em Florianópolis, em escolas públicas municipais da capital, situadas em bairros distantes da capital. Com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, os concertos aconteceram dentro do projeto Escola Aberta, que tem como objetivo abrir as escolas para atividades de lazer e cultura aos sábados. Para a edição de 2010, continua essa parceria, mas os organizadores buscaram também a parceria da Secretaria de Estado de Educação, o que possibilitou a ampliação do projeto para outros municípios.

O objetivo do projeto é difundir o conhecimento da música de erudita para a população que pouco tem acesso aos bens culturais, principalmente para os jovens. No Brasil, segundo pesquisa da Fecormercio, apenas 10 % da população, em média, tem acesso à produção cultural. Para o maestro João Carlos Martins, que realiza projeto semelhante em São Paulo, “iniciativas como a do Planeta Música são excelentes, não só porque ajudam a disseminar a música clássica, a formar novas platéias, mas porque melhoram a auto-estima dos jovens”.

Com orientação didática, os concertos são um misto de concerto e aula. Com repertório que vai do barroco ao contemporâneo. Junto com a execução das músicas pela Orquestra de Cordas Catarinense, composta por 13 instrumentistas, o coordenador musical do projeto, João Eduardo Titton, vai contando sobre a história da música de concerto e sobre o desenvolvimento dos instrumentos de cordas. O público que comparece as audições pode melhor acompanhar as explicações do maestro, através de um libreto que recebe no inicio do espetáculo. Agora com novo desenho, o libreto traz 20 páginas de textos e ilustrações sobre o programa musical a ser executado e sobre a história da música erudita desde do seu início até os dias de hoje.

Realização: Orquestra de Cordas Catarinense
Patrocínio: Instituto Votorantim e Cimentos Votorantim
Apoio: Rádio CBN Diário
Apoio Institucional: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado de Educação e MinC/Lei de Incentivo à cultura

Planeta Música – Concertos didáticos
29 de maio, 10hs
Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, Avenida Pequeno Príncipe – Campeche
Aberto ao público em geral e gratuito

Locais onde aconteceram apresentações do Planeta Música em 2010:

29 Maio – 10h – Campeche
Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes
Avenida Pequeno Príncipe, 2939

25 Junho – 13h – Antônio Carlos
E.E.B. Altamiro Guimarães
Rua Daniel Petry 678

10 Julho – 15h – Vargem Grande
Escola Básica Albertina Madalena Dias
Rua Cristóvão Machado de Campos, 1537

28 Agosto– 15h – Ingleses
Escola Básica Gentil Mathias da Silva
Rua Dom João Becker, 988
(horário à confirmar)

22 Setembro – 20h30 – Palhoça
Escola Irmã Maria Tereza
Av. Aniceto Zacchi, 298

27 Novembro – 15h – Rio Tavares
Escola Básica João Gonçalves Pinheiro
Rua: Sílvio Lopes Araújo, s/n

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img