17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Plano prevê gestão do saneamento a longo prazo para Florianópolis

spot_img

Plano prevê gestão do saneamento a longo prazo para Florianópolis

spot_imgspot_img

O Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico (PMISB) foi apresentado para o Grupo Interinstitucional sobre Resíduos Sólidos para Florianópolis em reunião na quinta-feira (29/07) no auditório do SEBRAE, no Centro da Capital.

O plano tem como objetivo orientar as ações da cidade para os próximos 18 anos sobre resíduos sólidos, esgoto, abastecimento de água e drenagem urbana, com o intuito de levar o saneamento a todos moradores da capital catarinense.

Para o município poder receber recursos federais de acordo com a Lei Federal 11.445/2007, o projeto do PMISB precisa passar por sete audiências públicas e ser aprovado pela Câmara de Vereadores até o final do ano. A ideia é avaliar todas as sugestões – destas entidades e da população – e aperfeiçoá-lo. No site da prefeitura a população pode dar sua sugestão.

Até o dia 10 de agosto, a equipe que elabora o Plano, coordenada por Nelson Bittencourt, secretário adjunto de Saneamento de Florianópolis, fará outras apresentações para entidades da cidade. O plano foi feito por técnicos do IPUF e da FLORAM e analisado pelo Conselho Municipal de Saneamento.

A versão inicial, apresentada no encontro, apresenta diagnóstico sobre a água, esgoto e resíduos. Sobre a questão do lixo, a meta do Grupo Interinstitucional — coordenado pela FloripAmanhã e CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) — é reduzir os resíduos. Segundo Otávio Ferrari Filho, vice-presidente e coordenador da câmara do meio ambiente da FloripAmanhã, o grupo que aumentar a coleta seletiva de lixo para 30% dentro de cinco anos – hoje é 6% – para, a partir daí, chegar ao lixo zero em 2030, uma das bandeiras da Associação.

Participam do Grupo a Associação FloripAmanhã, Sebrae, Banco do Brasil, Nosso Lixo, Comcap, Icom (Instituto Comunitário Grande Florianópolis), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), CDI (Comitê para Democratização da Informática) e Instituto Vonpar.

No canal da FloripAmanhã no Youtube há uma apresentação do PMISB feita na Câmara de Vereadores e transmitida pela TV Câmara. São 13 vídeos com 10 minutos cada, com a íntegra da apresentação.

Veja o primeiro vídeo sobre o assunto

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img