15.5 C
fpolis
terça-feira, julho 5, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

PMSC divulga nota com recomendações para quem vai participar de protestos no Estado

PMSC divulga nota com recomendações para quem vai participar de protestos no Estado

spot_imgspot_img

Às vésperas de mais uma manifestação em Florianópolis (nesta terça-feira ocorrerá novo ato contra o governo Temer, clique aqui para saber mais), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) divulgou uma nota pedindo que os atos políticos ocorram pacificamente.

Na nota, a PMSC afirma que “manifestar-se é um exercício de cidadania” e expõe sua versão sobre as manifestações da semana passada na capital catarinense (clique aqui para ver o vídeo divulgado pela PMSC na semana passada sobre as manifestações em Florianópolis e também conhecer as acusações dos manifestantes que afirmam que os policiais usaram de violência desnecessária durante o ato).

Veja trecho da nota da PMSC (para ler o documento na íntegra, clique aqui).

"…RECOMENDAÇÕES:

Manifeste-se, mas com o espírito de paz e incentivando a garantia da Ordem Pública. Neste sentido, e contando com o apoio da população catarinense, orientamos:

1. Toda manifestação defende uma causa ou uma ideologia pela qual busca efetivação. Ser favorável ou contrário a mesma não garante a ninguém o direito de cometer atos ilícitos ou violentos.

2. Se participar da manifestação, faça de forma pacífica.

3. Evite levar bolsas ou mochilas e não utilize máscara ou algo similar, que dificulte a sua identificação pelos demais manifestantes e pela polícia.

4. Nos locais de grande aglomeração é possível que criminosos (que nada tem a ver com a manifestação) aproveitem-se do anonimato na multidão para provocar atos de vandalismo e violência. Atente-se para isto!

5. Não seja influenciado pela conduta de vândalos.

6. Não apoie depredação, dano, ou qualquer outro ato violento ou ilícito.

7. Não interfira em ações policiais, principalmente se acontecer prisões no evento por crimes ou contravenções penais.

8. Afaste-se de qualquer ação violenta e/ou tumultos.

9. Evite utilizar bicicleta, skate, patins, moto e veículo no local.

10. Não utilize fogos de artifício ou similares.

11. Não se submeta a provocações de qualquer natureza e respeite opiniões divergentes.

12. A livre manifestação do pensamento é direito de todos, estando constitucionalmente amparada, desde que não interfira no direito alheio.

13. Atos de vandalismo ou que representem risco de quebra da Ordem Pública serão contidos, visando garantir a segurança e o bem-estar de todos.

14. Denuncie atos ilícitos ou contrários a lei pelo telefone 190, ou procure o policial militar mais próximo."

spot_img