21.5 C
fpolis
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Poeta e compositor Zininho ganha mural gigante do Festival Street Art Tour

spot_img

Poeta e compositor Zininho ganha mural gigante do Festival Street Art Tour

spot_imgspot_img

O poeta e compositor Cláudio Alvim Barbosa, o Zininho, autor do célebre “Rancho de Amor à Ilha” e de tantas outras lindas canções, agora é mais uma personagem icônica da história de Florianópolis a ganhar homenagem do Festival Street Art Tour 2023. Através da inspiração e trabalho do artista Leonardo Furtado, na parede da Caixa, na Praça XV, foi realizado um mural de 70 metros  quadrados, com a imagem sorridente do compositor.

“O Zininho é o maior poeta que a Ilha já conheceu. Só ele conseguiu traduzir tão bem o sentimento da sua Ilha do jeito que era na época dele e, certas coisas, continuam atuais. Apesar dos problemas, Floripa vai ser sempre aquele lugar que o Zininho cantava e escrevia sobre. Com o mural, feito em local estratégico, voltado para a Figueira a qual ele se referia em sua música, a lembrança dele será eternizada como deve ser”, conta Leonardo Furtado, artista responsável pela obra.

Essa empena, concluída na noite da última quinta-feira, compõe a verdadeira galeria a céu aberto que se transformou a Capital do Estado, com dezenas de intervenções artísticas em vários pontos da cidade.  A primeira edição do festival ocorreu no ano passado e, em 2023, foi preparada uma segunda edição do evento, muito mais ampla.Arturo Valle Júnior, um dos coordenadores do projeto, comenta sobre a importância do mural: “Zininho é um dos personagens mais simbólicos da cultura de Florianópolis, e poder ressaltar sua história através deste outro grande artista que é o Léo é uma honra imensurável para nosso festival. Homenagear grandes personalidades, principalmente as que são ligadas a arte e cultura de nossa história, sempre foi um dos objetivos do Street Art Tour. É fundamental mostrarmos para todos a importância destes fazedores de cultura para uma sociedade e como eles podem influenciar positivamente o dia a dia das pessoas. Contarmos a história de artistas antigos, conectando a eles artistas mais recentes, também é uma forma de ratificamos que a arte continua sendo importante e que estes artistas da nossa atualidade merecem também ter o seu espaço e serem cada vez mais valorizados.”

O festival SAT, que neste ano reuniu mais de 150 artistas na cidade para diversas manifestações de arte urbana, foi realizado pelo Studio de Ideias. 

Importância 

“Participar do projeto Street Art Tour com essa bela homenagem ao poeta Cláudio Alvin Barbosa, inesquecível Poeta Zininho vem ao encontro de um importante propósito institucional da Caixa com o município de Florianópolis, que muito além do pragmático e importante atendimento às demandas bancárias e sociais, tem o orgulho de contribuir com a memória da cidade, trazendo o nome do autor do hino municipal no nome desta agência, na sua arquitetura, e agora coroando a homenagem com mais essa magnífica obra de arte.” Rodrigo Canani, Superintendente Regional da Caixa

“O mais difícil é juntar as palavras certas em meio a tanta emoção! É difícil verbalizar meu sentimento quando vejo meu pai, que há 25 anos foi morar com as estrelas, mais vivo do que nunca. E aprendo na prática o poder que a arte tem de desafiar a morte e de fato imortalizar alguém. Caminho pelas ruas da minha cidade e encontro meu pai mais vivo do que nunca em todos os lugares: nos muros, nas placas, no espelho da Lagoa, na sombra da Figueira, nas rodas de bambas, nas mesas dos bares, na magia dos morros, nos projetos, tccs, editais, festivais, livros, escolas e faculdades. E vejo meu pai mais vivo do que nunca porque ele representa o que de melhor existe nessa cidade: a música, a arte, a poesia, a alegria, a simplicidade e a verdadeira essência do nosso povo, e isso é perene.  Como perene são as palavras que ele encontrou para compor sua obra, esta que o imortalizou. E ver meu pai mais vivo do que nunca através da obra de outro artista genial, que compõe sua poesia com cores e pincéis é divino! Ter meu pai eternizado pelos brilhantes pinceis do genial Leonardo Furtado é uma dádiva. E ao lado de painéis de mosaico assinados por outro gênio que virou saudade: Rodrigo de Haro. O que poderia ser mais grandioso do que ser eternizado por esses imortais? Isso tudo é um presente divino e eu gostaria que todo artista pudesse ter sua memória preservada de forma tão grandiosa e que todos os filhos e filhas pudessem sentir o que estou sentindo agora.” Cláudia Barbosa, filha de Zininho

Zininho na Times SquarePor alguns segundos, a imagem da obra do poeta Zininho foi projetada no último sábado, às 10h, em plena Times Square, em NY (EUA). A iniciativa foi do Superintendente Rodrigo Canani em homenagem aos colegas da Caixa de Florianópolis.

O Festival Street Art Tour é uma realização do Studio de Ideias Produtora Cultural e o Street Art Tour, com coordenação de Arturo Valle Junior e Marina Tavares e curadoria de Rodrigo Rizo, Incentivadoras Bistek Supermercados e Claro, Apoio Cultural APCEFSC, CDL Florianópolis, Cambirela Hotel, Hotel Valerim Florianópolis, Unicred Florianópolis, Patrocínio Prefeitura Municipal de Florianópolis – Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e a Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, Incentivo Estadual PIC – Programa de Incentivo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado De Santa Catarina.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais