23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Polícia Federal lança em Florianópolis o Programa Nacional de Prevenção as Drogas

spot_img

Polícia Federal lança em Florianópolis o Programa Nacional de Prevenção as Drogas

spot_imgspot_img

A Polícia Federal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, lança nesta quarta-feira (10) na capital, o manual “O Brasileirinho”, um dos principais instrumentos de orientação contra a violência e o uso inadequado de drogas do Programa Nacional de Prevenção as Drogas.

O evento, que será realizado às 9h na sede da PF em Florianópolis, contará com a presença dos alunos da Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, autoridades locais, nacionais, policiais federais e diretores das Unidades Educativas.

O Programa “O Brasileirinho” visa instruir os alunos através de uma Cartilha Didática e de fácil assimilação, interativa e divertida que vai abordar assuntos como respeitar os pais, amigos, colegas, vizinhos. Zelar pelo patrimônio público para uso comum, evitar situações de violência, pois gera mais violência, a honrar seus professores, a não fazer uso de drogas ou similares. Princípios básicos de valores e de conduta ética e moral para termos uma sociedade mais saudável e tranqüila.

A Superintendência elegerá algumas escolas da capital para iniciar as visitas que visam a apresentação do Programa “O Brasileirinho” com os responsáveis pelo projeto na Polícia Federal, bem como, a participação de empresários da segurança privada e colaboradores das cartilhas que serão distribuídas aos alunos para utilização em sala de aula com auxílio dos professores.

O projeto tem o objetivo de construir conceitos de alerta e conscientização, através de atividades artístico-educativas, para diversas situações de risco relacionadas ao uso de drogas ilícitas, como maconha, crack e cola e drogas lícitas, como fumo e álcool.

O material também prevê, em fase conclusiva, a elaboração e produção de textos por parte das crianças sobre a realidade local e sua relação com o uso inapropriado de drogas. O manual deve ser distribuído para todos os alunos das unidades da SME, após capacitação de professores e educadores.

“Esta é uma das principais parcerias firmadas no âmbito da prevenção e segurança, pois trabalha o problema das drogas de forma esclarecedora, a partir dos bancos escolares e familiares”, explica Charles Schnorr, Assessor da Diretoria de Ensino Fundamental da SME.

Entre as dicas sugeridas pelo personagem “O Brasileirinho”, está o alerta ao pedir e receber informações para estranhos, pois o recomendado é procurar imediatamente um policial. A cartilha também enfatiza o respeito e a atenção aos conselhos dados pelos pais e professores.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img