21.9 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Polícia Militar de Santa Catarina comemora 176 anos de serviços para as pessoas

spot_img

Polícia Militar de Santa Catarina comemora 176 anos de serviços para as pessoas

spot_imgspot_img

O governador Raimundo Colombo e o vice, Eduardo Pinho Moreira, acompanhados do comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Nazareno Marcineiro, participaram, nesta quinta-feira (5), em Florianópolis, das comemorações alusivas aos 176 anos de criação da Polícia Militar de Santa Catarina. Por se destacar em apoio à PMSC, o governador foi homenageado com a comenda Barriga Verde da Polícia Militar, honraria dada às pessoas ou instituições que contribuem para o engrandecimento da instituição.

Raimundo Colombo destacou a importância da corporação e seu papel na sociedade. “Temos uma manifestação de apreço pela Polícia Militar, que tem se sobressaído no combate à criminalidade. Ela é hoje referência no Brasil e por isso merece nosso respeito e reconhecimento. É a honrosa missão de servir as pessoas, abrindo mão de sua própria segurança”, disse.

Na ocasião, foi assinado um protocolo entre a Secretaria da Segurança Pública e a Província de Missiones para firmar uma parceria já existente nas ações e operações de segurança, na fronteira entre o Brasil e Argentina, nos estados de Santa Catarina e Missiones. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Cezar Augusto Grubba, o acordo também estabelece uma interface entre as partes, buscando identificar os principais focos de criminalidade e violência, propondo conjuntamente soluções entre as instituições e governos, respeitando a legislação dos países e tratados internacionais.

Ainda dentro das comemorações, aconteceram os atos de promoção de 48 oficiais e 195 praças a novos postos e graduações. Dessas 243 promoções, destaque para as que conduzem ao posto de coronel os tenentes-coronéis Rogério Martins, Turíbio Skonieczny, João Henrique Silva, Eduardo Mendes Vieira, César Luiz Dalri, Álvaro Luiz Alves e Walmir Moreira Francisco. O soldado Daniel Silva de Souza foi promovido por ato de bravura. Foram entregues ainda, 70 motocicletas e 70 capacetes para o patrulhamento, adquirido, em processo licitatório, com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Polícia Militar de SC

Foi criada por Feliciano Nunes Pires, então presidente da Província de Santa Catarina, através da Lei Provincial nº 12, de 5 de Maio de 1835. A “Força Policial”, denominação que conferida na época, substituiu o Corpos de Guardas Municipais Voluntários, com a missão de manter a ordem e a tranquilidade públicas e atender às requisições de autoridades judiciárias e policiais.

Hoje, a PMSC está presente diuturnamente nos 293 municípios do Estado prestando os mais variados serviços de segurança pública à comunidadebarriga verde.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img