fique por dentro de floripa

- Meio ambiente - Ponta das Canas é o bairro com o maior registro de ligações irregulares à rede de esgoto

02.06.2015

Ponta das Canas é o bairro com o maior registro de ligações irregulares à rede de esgoto

02.06.2015
Ponta das Canas é o bairro com o maior registro de ligações irregulares à rede de esgoto
Foto: Paula Imperial/PMF

Até o começo de junho, o programa Floripa Se Liga na Rede já realizou mais de 23 mil ações de fiscalização, entre inspeções e visitas, percorrendo os bairros Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Canasvieiras, Ingleses, Costa da Lagoa e Lagoa da Conceição.

Em relação ao relatório anterior, embora em percentuais gerais não tenha acontecido uma alteração na relação entre imóveis regulares e com inadequações, cresceu o número de ligações com problemas encontradas em Ponta da Canas, no Norte da Ilha, que em março correspondiam a 64,5% e neste último levantamento chegaram a 72,8%, o maior registrado no município.

Em números exatos, as equipes do programa registraram 23.021 ações, em um total de 10.942 imóveis. Em 2.901 deles não foi possível realizar a inspeção, seja ela completa ou parcial, mas, dos 8.041 vistoriados, 53,8% apresentaram inadequações e 46,2% estavam regulares.

O melhor desempenho positivo foi alcançado pela Barra da Lagoa, onde anteriormente 50,8% das vistorias estavam regulares e de acordo com este último levantamento, esse percentual chegou a 52,8%. Lá, de um total de 1872 imóveis vistoriados, 645 não tinham caixa de gordura e 215 estavam com a ligação de água pluvial conectada à rede de esgoto.

Ingleses, que desde o início tem registrado não apenas os maiores índices de ligações com irregularidades, mas também um aumento do problema a cada novo relatório, desta vez teve melhora de um ponto percentual. Em março eram 30,5 % de ligações regulares, e hoje são 31,5%. Mesmo assim, o bairro só perde para Ponta das Canas, com 68,5% das vistorias apontando irregularidades.

Nesses dois casos, as irregularidades mais frequentes são a não conexão à rede de esgoto sanitário e a ausência da caixa de gordura, sendo que em Ingleses, dos 1.248 imóveis vistoriados, mais da metade (639) não estavam conectados à rede de esgoto. No caso de Ponta das Canas, dos 390 imóveis inspecionados, 53,6% (percentual que corresponde a 209 imóveis) não tinham caixa de gordura. É importante destacar que o mesmo imóvel pode apresentar mais de uma inadequação.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Seminário Viver Sustentável discute boas práticas em Florianópolis

22.10.2019

Seminário Viver Sustentável discute boas práticas em Florianópolis

Cuidados com o planeta movimentam o sul da Ilha durante a Jornada Sustentável

17.10.2019

Cuidados com o planeta movimentam o sul da Ilha durante a Jornada Sustentável

Prefeitura de Florianópolis promove diversas ações para a Semana Lixo Zero

16.10.2019

Prefeitura de Florianópolis promove diversas ações para a Semana Lixo Zero

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.