13.9 C
fpolis
terça-feira, maio 24, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Ponte Hercílio Luz completa 90 anos nesta sexta-feira

spot_img

Ponte Hercílio Luz completa 90 anos nesta sexta-feira

spot_imgspot_img

Um dos cartões postais mais conhecidos de Santa Catarina está de aniversário nesta sexta-feira, 13. A Ponte Hercílio Luz, de Florianópolis, foi inaugurada há 90 anos, no dia 13 de maio de 1926. Hoje passa pelas obras de restauração que devem garantir sua reabertura para o trânsito no segundo semestre de 2018. As informações são da assessoria de imprensa do governo estadual.

“Estou muito otimista. O cronograma está sendo bem executado, com os prazos sendo cumpridos. Temos muito orgulho da Ponte Hercílio Luz. Trabalhamos para que nossa ponte continue como um símbolo histórico com valor arquitetônico e um grande atrativo visual, mas também para que volte a cumprir o seu importante papel na mobilidade da região. Tenho certeza de que isso vai acontecer”, destaca o governador Raimundo Colombo.

Em março de 2016, foi concluída a construção da estrutura chamada ponte segura. Trata-se da implantação de um apoio temporário, com a finalidade de estabilizar a estrutura da obra original, garantindo a sua integridade a efetiva conclusão de sua recuperação. Foram instaladas cinco estruturas em formato de treliças entre as quatro torres erguidas abaixo da estrutura original. Como a base das torres é submersa, o trabalho realizado foi bastante complexo.

Agora, já está em andamento a última etapa das obras de restauração. O contrato com o Grupo Teixeira Duarte foi assinado em março de 2016 e a ordem de serviço foi entregue no dia 18 de abril. O prazo de execução previsto é de 30 meses, o que permitirá a conclusão no segundo semestre de 2018.

O consultor executivo de infraestrutura do Deinfra, Cleiton Bortoluzzi, explica que a empresa contratada está montando o novo canteiro de obras e trazendo peças e equipamentos de apoio. Serão montadas, por exemplo, seis gruas que vão operar durante todo o trabalho de restauração. As peças da primeira grua já chegaram e as das outras cinco chegam nos próximos dias. E no início de junho, as gruas serão montadas e vão transformar o atual cenário da obra. Bortoluzzi lembra, ainda, que ao longo dos próximos três meses a empresa trabalha também nas duas cabeceiras no reforço dos pilares e na colocação de novas estacas para sustentação das torres durante o processo de restauração.

Até o final da obra, os trabalhos também envolverão reforço das fundações; instalação de 54 macacos hidráulicos para transferência de carga (suspensão do vão central); reforço da estrutura central da ponte; montagem das novas barras de olhal; transferência de carga definitiva (ponte volta a sustentar o próprio peso); montagem de novo pavimento (pavimento rodoviário e ciclovia) e desmontagem da estrutura provisória.

Saiba mais sobre a Ponte Hercílio Luz

A construção

Foram três anos e meio de trabalho. A Ponte Hercílio Luz foi construída entre novembro de 1922 e maio de 1926 pela empresa americana Byington & Sundstrom. Foi projetada pelo engenheiro David Barnard Steinman, das firmas associadas Robinson & Steinman. A inauguração oficial, com liberação para o trânsito, foi em 13 de maio de 1926.

Governador Hercílio Luz

A ideia inicial era nomear a estrutura como Ponte da Independência. Mas optou-se pelo nome Ponte Hercílio Luz em homenagem ao governador de Santa Catarina que foi um dos principais responsáveis pela idealização da obra.

Quando ainda era governador, em meados de 1924, a saúde de Hercílio Luz estava profundamente abalada, com diagnósticos de câncer de estômago. Então, em 8 de outubro de 1924, Hercílio Luz inaugurou simbolicamente a ponte, atravessando uma passarela pênsil de 18 metros de comprimento, construída em miniatura junto ao trapiche de Florianópolis, com escala 50 vezes menor que a original. Em 20 de outubro de 1924, 12 dias após a inauguração simbólica, Hercílio Luz faleceu e não pôde ver a obra concluída.

Um gigante de aço

A Ponte Hercílio Luz tem extensão total de 821 metros, sendo formada pelos viadutos de acesso do Continente, com 222,5 metros; da Ilha, com 259 metros; e pelo vão central pênsil com extensão de 339,5 metros. A altura das torres principais é de 74,21 metros. A altura do vão pênsil em relação ao nível de maré média é de 30,86 metros. A estrutura de aço tem o peso aproximado de 5 mil toneladas.

Tombamentos

Em 4 de agosto de 1992, a Ponte Hercílio Luz foi tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Município de Florianópolis.

Em 13 de maio de 1997, o Governo do Estado homologou o Tombamento da Ponte Hercílio Luz, de propriedade do Estado de Santa Catarina. E no dia 15 de maio do mesmo ano, foi assinado declaração de utilidade pública para fins de aquisição por doação ou desapropriação, amigável ou judicial, os imóveis compreendidos na área de entorno da Ponte Hercílio Luz.

Também em 15 de maio de 1997, o Ministério da Cultura reconheceu a Ponte Hercílio Luz como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Brasil.

Interdições

A ponte foi interditada totalmente ao tráfego em 22 de janeiro de 1982. Em 15 de março de 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal. Mas em 4 de julho de 1991, a Ponte Hercílio Luz foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego e retirado o piso asfáltico do vão central, resultado em um alívio de peso da ordem de 400 toneladas, não tendo sido mais aberta ao tráfego.

spot_img