17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

DeOlhoNailha foi tema de estudo na Pós-Graduação em Mídias Digitais da Estácio de Sá

spot_img

DeOlhoNailha foi tema de estudo na Pós-Graduação em Mídias Digitais da Estácio de Sá

spot_imgspot_img

Artigo deCarlos Eduardo Martins e Scarlet Silva, apresentado na disciplina Jornalismo Digital, Pós-Graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, da Faculdade Estácio de Sá.

Alunos: Carlos Eduardo Martins e Scarlet Silva

Profº Rodrigo Lossio


De Olho na Ilha: A notícia digital

O jornalismo digital catarinense ainda tem longo caminho a trilhar. O portal mais popular é o CLIC RBS que acumula o prestígio e a força do grupo em que está inserido. Outros seguem lógica semelhante, apesar de menor proporção. Porém, contamos com portais que apostam na informação, na veiculação de notícias locais e que fortalecem o jornalismo digital catarinense.

Neste artigo, vamos analisar a ação do portal de comunicação DeOlhoNailha, no ar desde 18 de dezembro de 2008, focado em notícias e informações de Florianópolis. Na sua apresentação, descreve a missão de como “manter muito bem informadas as pessoas sobre Floripa e Região, organizando e compartilhando conteúdos relevantes e atualizados da cidade”. Aposta em tornar o canal ideal para que o usuário encontre, num único endereço, todas as informações necessárias sobre Florianópolis: Notícias, Oportunidades, Entretenimento, Cultura, História, Lazer, Esporte, Meio Ambiente, Turismo e Negócios.

De acordo com o editor chefe do Portal, Eduardo Gentil, “o DeOlhoNailha é o portal de comunicação hiperlocal de Florianópolis. O conceito se resume em uma frase “Fique por dentro e Floripa”, que é o nosso slogan. O foco desde o início é manter as pessoas muito bem informadas sobre Florianópolis”. Para isso, os conteúdos são atualizados constantemente. Seu desafio é que não tenha nenhum tipo de direcionamento ou favorecimento, para que se mantenha a credibilidade de um canal de informação imparcial, ético e útil.

O Portal DeOlhoNailha consegue se fazer presente na rede e manter a característica de portal local. Segue a lógica da aldeia global – conectado com o mundo trabalhando as informações da aldeia. Supre a necessidade do cidadão que deseja debater ou apenas estar bem informado da agenda plural da cidade. É contraponto aos portais regionais dos grandes grupos de comunicação que lançam seus braços para o Estado e país. Com pouco mais de dois anos, o Editor acredita no fortalecimento do site.

“Quanto mais crescemos e ganhamos a confiança das pessoas, mas o cuidado com o conteúdo temos que ter, desde o início essa foi uma preocupação, em dezembro de 2008, mês que o portal entrou no ar, tivemos uma média de 20 visitas por dia. Dois anos depois, dezembro de 2010, batemos a marca de 3.500 visitas diárias e a função de curador de conteúdo para garantir a qualidade da informação tem esse papel fundamental. Única coisa que mudou foi o volume de informações que geramos”, explica Eduardo.

Analisando as diferentes fases, mesmo que complementares, do jornalismo com as ferramentas advindas da internet, considera-se que o Portal DeOlhoNailha adota ações simultâneas, apesar do conteúdo ser exclusivo para web. É digital – emprega toda tecnologia digital – de 3º geração. Gentil confirma que a produção é direcionada somente para internet atualmente. E deverá ampliar a interação ao colocar em prática o projeto de atuação multiplataforma. “Um deles é explorar a mobilidade com aplicativos para celulares e tablets”, lembra Eduardo. Este é o conceito do projeto editorial que diz: “planejado para fazer parte do dia-a-dia dos nossos usuários, proporcionando a melhor experiência possível em navegação, alinhando tecnologia de ponta, design, interatividade e praticidade”, descreveu Eduardo.

As ferramentas de interatividade estão presentes no Portal, sendo considerado diferencial do projeto. São diferentes as formas, uma delas vai além das ferramentas virtuais. Esta é a possibilidade diferencial de um canal com fortes características locais, mesclando ações on e off-line. Explica Eduardo: “A interatividade sempre foi nosso forte! No portal, nos blogs, redes sociais, por e-mail, telefone ou presencialmente. Buscamos sempre estar próximo dos nossos leitores e das pessoas interessadas em Florianópolis, conversando e interagindo constantemente. Não é difícil ver alguém da nossa equipe interagindo pelo Twitter ou Facebook de madrugada ou no final de semana, se tem conversa sobre Floripa procuramos participar”.

Diferentes canais dão o toque plural do DeOlhoNailha. Dois blogs complementam o conteúdo público no campo de notícias e outras informações. A diversidade garante diálogo e audiência de diferentes segmentos da cidade e região. São eles: Blog DeOlhoNailha, como estratégia de relacionamento com nossos usuários e parceiros, para ficar mais próximo das pessoas e trocar informações. Blog Floripa, que tem o objetivo de dar as mellhores dicas para aproveitar a Ilha da Magia, seus cantos e encantos! É um guia com dicas de Turismo, Entretenimento, Cultura e Lazer.

As Redes Sociais comprovam a força para audiência do canal. O editor afirma que o Twitter tem sido a segunda fonte de geração de visitas no portal, sendo que o Google é o que mais gera tráfego. A estratégia digital se consolida com os canais alternativos que estão em ascensão. Porém, a receita é posta em três frentes: “O tripé de sucesso do DeOlhoNailha é Conteúdo, Mídia Social e Search Marketing. Criamos um ambiente de conversa sobre #Floripa, e isso faz que muitos interajam em todos nossos pontos de contato”, explica Eduardo Gentil.

Como foi dito, o conteúdo é ponto forte do portal, logo a estratégia de disseminação do mesmo é fundamental para o sucesso do canal. O compartilhamento dos conteúdos é feito por meio do Portal DeOlhoNailha, dos Blogs, com presença nas principais ferramentas de redes sociais, resultados nos mecanismos de buscas e sites de referência, que juntos formam a Rede DeOlhoNailha, pessoas interagindo com pessoas. A Rede é formada pelos seguintes canais:

– Portal DeOlhoNailha
– Blog DeOlhoNailha
– Blog Floripa: as melhores dicas da Ilha da Magia
– Página no Facebook
– DeolhoNailha no Twitter
– Canal DeOlhoNailha no YouTube
– Grupo no Facebook
– Favoritos no Delicious
– FlickR – Floripa é o paraíso!
– FriendFeed – Compartilhando atualizações
– Comunidade no Orkut
– FormspringMe – Pergunte ao Editor
– Todos os contatos do DeOlhoNailha

Outra ação para fortalecer a audiência, de acordo com Eduardo Gentil, é o Search Marketing, utilizando técnicas de otimização para os mecanismos de buscas (SEO), fazendo com que as pessoas encontrem o DeOlhoNailha, no momento em que procuram informações e conteúdos sobre Florianópolis. Para o editor, “Todo esse “equipamento (tecnológico) social” só faz sentido, porque nos mantém conectados com nossos usuários, possibilitando compartilhar conteúdos com PESSOAS, que ficam bem informadas e aproveitam Florianópolis”.

A opção estratégica de editoria “Hiperlocal” é uma característica da audiência do portal. Eduardo acredita que esta decisão proporciona acessos consideráveis também fora da região de abrangência. “Com certeza, esse conceito de gerar somente de Floripa e Região, respirando Ilha da Magia 24 horas, fez com que o DeOlhoNailha ganhasse visibilidade não só localmente, mas nacional e internacionalmente quando o assunto é Florianópolis, pois todo mundo está “De Olho na Ilha””.

Desde 18 de dezembro de 2008, a concepção do DeOlhoNailha previu a onda web 2.0, todo estruturado para participação dos usuários, mas ainda são muito poucos que publicam e enviam conteúdos diretamente no site. “Outro papel importante nesse processo de web 2.0 são a curadoria e a moderação de conteúdos, estamos sempre atentos na qualidade do conteúdo e na pertinência as informações compartilhadas pelos usuários”, explica Eduardo.

De certa forma, o Portal ainda precisa investir no processo colaborativo, promovendo o Jornalismo cidadão com participação do leitor. O editor afirma que o canal está aberto, mas ainda são poucas as pessoas que enviam informações de acontecimentos em várias comunidades da cidade. Esta atenção ao leitor pode chegar ao patamar do jornalismo cidadão que engloba o conteúdo produzido, na íntegra, por ele.

Mesmo assim, os conceitos da web 2.0 de colaboração e interação caminham ao lado da credibilidade que garante a fidelização do usuário. A interatividade das redes sociais voltam a ser afirmadas como grande potencial de audiência do Portal. “A busca da credibilidade é feita dia a dia, minuto a minuto, faz parte do DNA do DeOlhoNailha. Tanto é, que todos os nossos esforços são direcionados ao conteúdo e qualidade das informações, seja num simples tweet de boas vidas ao um novo seguidor no Twitter”, explica Eduardo.

Quanto a utilização de Tags na organização do conteúdo, a ação deve avançar com a reestrutura geral do Portal. No momento não são utilizadas. “Ainda no segundo semestre vamos lançar a nova versão do DeOlhoNailha, novo design e layoutt, totalmente interativo, integrado com as redes sociais, visando maior colaboração e interação dos nossos leitores. No novo todo será organizado via tags e links relacionados em todos os conteúdos”.

A experiência do DeOlhoNailha nos mostra que o digital em suas diferentes formas, sejam os portais, blogs e redes sociais permite audiência qualificada sendo pautado por assuntos extremamente localizados, regionalizados. A junção dos paradigmas “vila” e “global” se concretiza na rede e tornar o internauta protagonista da audiência – o clique é personalizado, é a era da informação construindo conhecimento.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img