16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

‘Praça dos Bombeiros’ no Centro de Florianópolis ganha internet gratuita

spot_img

‘Praça dos Bombeiros’ no Centro de Florianópolis ganha internet gratuita

spot_imgspot_img

Quem anda pelo Centro de Florianópolis tem um novo local onde pode acessar a internet por meio de uma conexão de alta velocidade, totalmente gratuita e segura: a Praça Getúlio Vargas, popularmente conhecida como Praça dos Bombeiros. A facilidade é resultado de uma parceria entre a Teltec Solutions, integradora de serviços, soluções e cloud computing fundada há 25 anos em Florianópolis, a DB Telecom e a Associação Comercial e Industrial da cidade – a ACIF. O sinal alcança toda a área de convivência da praça.

O usuário pode se conectar com qualquer smartphone, tablet, notebook ou outros dispositivos que tenham a funcionalidade Wi-Fi. Ao chegar na região, ele deve procurar pela rede Free WiFi by TELTEC e ACIF e depois acionar “Conectar” no seu equipamento. Apesar de não precisar de senha para navegar, a segurança está garantida.

“A rede que instalamos permite oferecer uma conexão bastante segura e monitorar o tráfego, sem prejudicar a privacidade do usuário”, explica o coordenador comercial da Teltec Solutions, Leonardo Becker. O monitoramento não mostra as informações do usuário que trafegam na rede – como mensagens em aplicativos de conversa ou dados pessoais – mas permite aos técnicos identificar qualquer tentativa de uso indevido da conexão gratuita e impedir o comprometimento da segurança de quem está conectado. “Se alguém estiver acessando sites perigosos ou comprometendo o funcionamento adequado, temos a capacidade de bloquear instantaneamente”, complementa.

Segundo o presidente da ACIF, Sander DeMira, a intenção é estimular o convívio urbano e a “cultura” da praça, um dos primeiros pontos de encontro nas cidades. “São espaços democráticos que reúnem todos os públicos, crianças, idosos, estudantes até aqueles que apenas fazem uma pausa no intervalo do trabalho”, diz. Além disso, para DeMira, a iniciativa é uma forma de reforçar a vocação tecnológica e inovadora de Florianópolis. “Ter internet gratuita e de qualidade em espaços públicos ajuda na inclusão digital ao mesmo tempo em que favorece a troca de ideias”, explica.

No local foi instalado um Access Point (AP) da Cisco, parceira da Teltec no fornecimento de produtos. O equipamento transforma em sem fio a conexão que chega via cabo até a região atendida. O local de instalação é seguro e protegido das variações climáticas, o que permite o funcionamento da rede de forma estável.

Toda a infraestrutura necessária para a instalação da internet foi viabilizada pela WOA Empreendimentos Imobiliários, empresa que adotou a praça e foi a responsável também por toda a revitalização do espaço.  Com assinatura do paisagista Jordi Castan, do escritório A Boa Vista Paisagismo, de Joinville, o projeto foi elaborado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, arquitetos e paisagistas comprometidos em evidenciar a importância histórica do local e proporcionar um espaço de convivência mais seguro e ressaltando a questão ambiental. “Oferecer internet Wi-Fi gratuita para quem estiver visitando o espaço era uma das diretrizes da revitalização da Praça. E com a parceria firmada entre ACIF, DB Telecom e Teltec, isso se tornou possível”, destaca o empresário Walter Silva Koerich.

Além da parceria das empresas para a instalação do equipamento e distribuição do sinal, a iniciativa também conta com o apoio do quiosque que fica localizado na praça, que cedeu o local para montagem e a energia elétrica para o funcionamento do ponto de acesso.

A internet gratuita sem fio é uma modalidade de acesso oferecida por instituições em várias partes do Brasil e do mundo. Chamada Wi-Fi as a Service (WaaS, ou Wi-Fi como Serviço), pode ser contratada por empresas para uso em áreas internas ou externas. A Teltec Solutions oferece produtos e desenvolve projetos de implantação destes sistemas.

Sobre a Teltec

A Teltec Solutions é uma integradora de soluções de tecnologia da informação e comunicação que projeta e implanta redes de dados e voz, soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança, com sede em Florianópolis (SC) e filiais em Brasília e São Paulo (SP). Conta com atuação em todo o território nacional e  parcerias estratégicas de grandes players mundiais do mercado de TI, como Cisco, IBM, Microsoft, Axis, Citrix, Vmware, NetApp, Amazon. Fundada em 1991, tem atualmente mais de 90 colaboradores e atua por meio de unidades de negócio em segmentos, como Governo, Educação, Saúde e Justiça.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img