24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Praça XV de Novembro ganhará busto de Antonieta de Barros

spot_img

Praça XV de Novembro ganhará busto de Antonieta de Barros

spot_imgspot_img

O prefeito em exercício de Florianópolis Tiago Silva prestou entregou na noite desta quarta-feira, 5, um busto de Antonieta de Barros, a primeira deputada negra do país, à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). Tiago aproveitou ato em comemoração aos 10 anos do Programa Antonieta de Barros (PAB), que oportuniza estágios no Poder Legislativo a jovens em situação de vulnerabilidade social, para entregar a escultura em bronze.

A confecção do busto foi requerida pelo próprio Tiago Silva, na condição de vereador, junto ao prefeito Cesar Souza Junior, no ano passado. “Hoje a cidade faz grande gesto, grande homenagem, a esta mulher que deixou grande legado não só como professora, na educação, mas na política. Quis o destino que eu entregasse o busto como prefeito”, declarou Tiago.

A escultura será colocada na Praça XV de Novembro, assim como os bustos do poeta Cruz e Sousa, do pintor Victor Meirelles e dos jornalistas José Boiteux e Jerônimo Coelho, que também fizeram história no Estado.

Os demais bustos haviam sido furtados, mas foram refeitos, e já retornaram ao local. A escultura em homenagem a Antonieta de Barros foi feita pelo escultor Sérgio Coriolo, o mesmo que fez a de Victor Meirelles, com base em fotos e desenhos de época.

O superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Dácio Medeiros, ressaltou por sua vez que, com o busto, “estamos recuperando parte da história e da cultura da cidade”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img