22.4 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Praça XV recebe novos bustos de personalidades históricas

spot_img

Praça XV recebe novos bustos de personalidades históricas

spot_imgspot_img

Os bustos de três personalidades históricas de Florianópolis estão de volta à praça XV de Novembro, no Centro. As novas obras foram confeccionadas pelos escultores Sérgio Coirolo e Plínio Verani, que se basearam em fotos e desenhos para buscar a maior semelhança possível com os homenageados. Os originais foram furtados em agosto de 2013.Foram colocados, neste sábado, 20, os novos bustos do poeta Cruz e Sousa, o pintor Victor Meirelles e o jornalista José Boiteux. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis. 

Um quarto busto, do jornalista Jerônimo Coelho, foi confeccionado por outro artista, com base em um molde já existente. Segundo Plínio Verani, o tempo entre o início da fase de modelagem das matrizes e sua conclusão foi de 30 dias. Depois disso, as peças, em gesso, seguiram para as cidades de Porto Alegre e São Paulo, onde foram fundidas em bronze.

O escultor Sérgio Coirolo tem ainda a responsabilidade pela confecção do busto da ex-deputada e professora Antonieta de Barros, que não estava na praça nem na relação das peças furtadas. A confecção destes bustos foi possível graças à Parceria Público Privado com uma das empresas de Florianópolis. O busto da deputada Antonieta de Barros já está pronto. “A ideia é coloca-lo num espaço da própria praça”, propõe Dácio Medeiros.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img