24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Praias de Florianópolis vão receber mais banheiros ecológicos

spot_img

Praias de Florianópolis vão receber mais banheiros ecológicos

spot_imgspot_img

Mais 100 unidades serão instaladas a partir desta próxima semana

Buscando sempre qualificar seus produtos e serviços, para melhor atender turistas e munícipes, Florianópolis, através de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo – SETUR, terá, pela primeira vez na história da cidade, uma temporada de verão com banheiros portáteis ecológicos nas praias. No ano passado, após o Carnaval, foi realizado um projeto piloto, quando foram instalados 76 banheiros portáteis ecológicos, mas na alta temporada é a primeira vez que isso acontece.

Sessenta banheiros já estão funcionando em praias da Capital, sendo que mais 100 estão previstos. “Nesta semana foi feita uma licitação para colocarmos mais banheiros, a fim de aumentar o atendimento nos pontos que já os possuem e ainda contemplar outras praias da cidade. Além disso, iremos colocar um banheiro no formato de container no Largo da Alfândega, para atender os turistas que visitam o Centro da cidade”, explicou o Secretário de Turismo, Vinicius Lummertz.

Neste primeiro momento foram contempladas as localidades de Canasvieiras (8 banheiros), Jurerê (8 banheiros), Ingleses (6 banheiros), Santinho (3 banheiros), Campeche (8 banheiros), Armação (6 banheiros), Pântano do Sul (6 banheiros), Beira Mar Continental (8 banheiros) e Ribeirão da Ilha (8 banheiros). Na Beira Mar Norte foi instalado, como projeto-piloto, um banheiro em formato de container luxo, junto ao trapiche.

Os 100 banheiros que serão colocados a partir da próxima semana irão atender melhor algumas localidades que já os possuem e contemplar outras que ainda não receberam os banheiros portáteis ecológicos, que serão divididos da seguinte maneira: Canasvieiras (17 banheiros), Jurerê (12 banheiros), Ingleses (12 banheiros), Campeche (12 banheiros), Armação (4 banheiros), Pântano do Sul (8 banheiros), Barra da Lagoa (8 banheiros), Beira Mar Continental (4 banheiros), Ribeirão da Ilha (10 banheiros), Santinho (4 banheiros), Ponta das Canas (6 banheiros) e Parque de Coqueiros (2 banheiros).

Logo, a SETUR atenderá agora 14 localidades de Florianópolis, sendo 12 com os banheiros portáteis ecológicos e duas com os containers luxo.

Vantagens e economia dos banheiros portáteis ecológicos

O principal ponto do banheiro portátil ecológico é a economia de água. Se for considerado que 01 Sanitário Ecológico, tem capacidade para 150 usos e, em um sanitário convencional seriam dadas proporcionalmente 150 descargas, de uma caixa que contem, pelas normas da ABNT, 09 litros de água, neste caso seriam economizados 1.350 litros de água potável por sanitário. Em Florianópolis, por exemplo, onde serão instalados cerca de 161 banheiros ecológicos pela orla, pelo período de 80 dias, esse volume de água economizada é de 19.320.000 ( Dezenove milhões cento trezentos e vinte mil litros de água) e, proporcionalmente, o mesmo volume de esgoto deixam de ser tratados ou até mesmo deixaram de contaminar rios, lagos e mares. Isso tudo aliado ao conforto dos veranistas e população local.

Além disso, é importante ressaltar que todo o dejeto do banheiro ecológico é tratado em estação de tratamento licenciada pela FATMA.

Os banheiros portáteis ecológicos possuem 1,10 x 1,10 x 2,20 (altura interna), e contêm caixa de dejetos, assento, mictório, lavatório, suporte para papel higiênico e painel de identificação, tendo uma caixa que comporta 220 litros de detritos.

Já os containers possuem fraldários e sanitários masculino e feminino, tendo em cada um três espaços reservados, pia com sabonete líquido, espelho, papel toalha e, no masculino, mictório.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img