19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Pré-Vestibular da UFSC tem inscrições abertas até 27 de abril em 29 cidades

spot_img

Pré-Vestibular da UFSC tem inscrições abertas até 27 de abril em 29 cidades

spot_imgspot_img

Em seu oitavo ano de existência, o Pré-Vestibular da UFSC inicia o semestre com as inscrições abertas para 5 mil estudantes, em 29 cidades de Santa Catarina. De 2010 para 2011, sete novos municípios vão receber unidades do cursinho preparatório, gratuito, que tem um total de 33 escolas participantes do Programa de Inclusão. As inscrições – que só serão abertas uma vez neste ano, contemplando o primeiro e o segundo semestres – podem ser feitas até o dia 27 de abril pelo site www.prevestibular.ufsc.br .

As sete novas cidades que agora terão o cursinho são: Caçador, Concórdia, Imbituba, Laguna, Navegantes, São Lourenço do Oeste e São Miguel do Oeste. As outras 22 (Araranguá, Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis (UFSC e Instituto Estadual de Educação), Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Palhoça, Rio do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, São Bento do Sul, São José e Tubarão) continuam a receber o benefício.

Segundo o coordenador do Pré-Vestibular da UFSC, Otávio Augusto Auler Rodrigues, a democratização do acesso à universidade é o principal objetivo do curso, e o contexto de interiorização vem confirmar isso. “Nosso trabalho é feito para que estudantes de escolas públicas queiram ingressar com qualidade e base de ensino na UFSC. E atingir o maior número de estudantes, em cada parte do Estado, é o caminho para isso” disse. A escolha das cidades é feita com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), avaliado pelo IBGE, e na estrutura que a cidade pode oferecer, como, por exemplo, as escolas.

O curso tem o apoio de todas as pró-reitorias de ensino da Universidade, em especial da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG), que orienta as diretrizes do programa. Segundo a pró-reitora Yara Rauh Müller, o avanço do Pré-Vestibular deve ser avaliado dentro do contexto de expansão da UFSC, uma vez que as novas cidades que possuem campus também receberão o programa. Trata-se de uma atitude de consolidação do vínculo entre universidade e curso Pré-Vestibular, dentro do Programa de Ações Afirmativas.

O alto índice de aprovação conferido pelo curso em universidades públicas do sul do país – 64% em 2010 – é a razão para que inúmeras prefeituras do Estado queiram o Pré-Vestibular da UFSC em suas cidades. A credibilidade, segundo Otávio Rodrigues, é atribuída ao comprometimento dos professores, à interdisciplinaridade e à sustentabilidade do projeto, que conta com material, site e sistema para controle de faltas próprio. “Dispomos de todas as características de um cursinho pré-vestibular, só que com o diferencial de ser integralmente gratuito ao aluno. A parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) vem reforçar isso, intermediando o contato com as prefeituras e auxiliando na divulgação”, explica o coordenador, referindo-se à união existente desde 2008 entre o curso e a SED, representada pelo secretário Marco Tebald, que renovou em março deste ano o convênio e ampliou o projeto para as 29 cidades de Santa Catarina.

Para este ano, devido à inclusão das sete cidades, são esperadas 12 mil inscrições, mais que o dobro do número de vagas oferecidas. Para Corina Espíndola, supervisora de inclusão do Curso Pré-Vestibular da UFSC, parte do objetivo do projeto já foi alcançado ao receber grande número de inscrições. “A escolha dos estudantes é um trabalho desafiador que não se restringe apenas a análise socioeconômica e curricular, é necessária a compreensão de cada realidade para que os estudantes tenham acesso à UFSC de forma justa”, comenta Corina, que considera programas de inclusão como esse uma forma de aproximar a Universidade e a população. Nas visitas feitas às escolas públicas pelo Estado, a equipe de assistência social do Pré-Vestibular orienta os alunos de que lhes são oferecidas oportunidades tanto de acesso quanto de permanência na universidade. “Benefícios concedidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) como a Moradia Estudantil, o Restaurante Universitário (RU) e a Bolsa Permanência são explicados aos alunos, que muitas vezes não tentam o vestibular da UFSC por falta de perspectiva”, diz Corina.

Os estudantes interessados no Pré-Vestibular devem enviar os documentos e fazer a inscrição até o dia 27 de abril pelo site www.prevestibular.ufsc.br

Confira o Edital 2011

.

Inscreva-se!.

Outras informações: (48) 3721-8319.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img