14 C
fpolis
sábado, maio 25, 2024
Cinesystem

Preconceito com mulheres na construção civil ainda é uma realidade para 77% dos profissionais do setor, aponta pesquisa

spot_img

Preconceito com mulheres na construção civil ainda é uma realidade para 77% dos profissionais do setor, aponta pesquisa

spot_imgspot_img

Levantamento realizado pelo Sienge e AEC Web aponta os principais desafios e o cenário do protagonismo feminino na construção

Mulheres na construção civil? Para 77% dos profissionais do setor, ainda há preconceito com a atuação feminina na área. Os dados são da pesquisa “Mulheres na construção: evolução e protagonismo”, elaborada pelo Sienge – plataforma da Softplan especialista em gestão da indústria da construção – e pelo Portal AECweb entre o final de fevereiro e o início de março, com o objetivo de traçar um cenário e mapear os principais desafios e oportunidades relacionados ao protagonismo delas no segmento.

Liderada pelo Sienge Comunidade, iniciativa que promove integração e networking entre os profissionais da área e que faz parte do ecossistema da indústria da construção da Softplan, a pesquisa entrevistou 619 pessoas atuantes no setor, incluindo mulheres e homens de todo o Brasil. Além do preconceito, foram abordadas questões como a representatividade feminina em cargos de liderança e a falta de inclusão.

Segundo o levantamento, 67% dos profissionais dizem que é mais difícil conseguir uma posição de destaque sendo mulher na construção civil. Entre os fatores limitantes estão o preconceito, o ambiente machista, poucas lideranças femininas como referência, networking dominado por homens e a falta de creches e apoio à maternidade. São apontadas também questões como o assédio moral e o assédio sexual – denunciadas por 15,5% dos entrevistados.

“Precisamos manter uma escuta ativa e atenta para combater o preconceito e comportamentos ultrapassados. Discutir e implementar medidas que reforcem o ingresso e a permanência de mulheres nesse mercado, histórica e estruturalmente dominado pelos homens, são ações que fazem parte da transformação diária do cenário da construção civil no nosso país”, destaca Paula Lunardelli, engenheira civil e diretora executiva e fundadora da Prevision, solução da Softplan especialista em planejamento de obra.

Pensando nas mudanças que já estão em curso, o material constatou um certo otimismo em relação à representatividade feminina no segmento: para 73% dos respondentes, as mulheres têm conquistado mais espaço em posições de liderança na construção civil. O estudo também aponta que a equidade salarial, a disponibilidade de mais cargos de liderança, oferta de vagas de trabalho e o apoio à licença-maternidade são medidas que tornariam o setor mais inclusivo e atraente para público feminino.

Para acessar o material completo, clique neste link.

Sobre o Sienge

O Sienge é a solução líder do Grupo Softplan para a Indústria da Construção e está no mercado desde 1990, sempre em contínua evolução. É a plataforma de gestão com a maior cobertura do país, atuando como uma espinha dorsal tecnológica que permite uma operação em ecossistema e integra a cadeia de ponta a ponta. A plataforma otimiza a gestão de todas as etapas da cadeia da construção e seu ecossistema possui mais de 6 mil clientes, R$ 50 bilhões em insumos transacionados e R$ 350 bilhões em VGV – Valor Geral de Vendas ao ano. O Sienge é a base da estratégia de integração da cadeia da construção, que conta também com as outras soluções especialistas do Grupo Softplan: Construmarket, CV CRM, Prevision, eCustos e Gestor Obras.  

Sobre a Softplan

A Softplan é a empresa líder em tecnologias especialistas na Indústria da Construção e está no mercado há 33 anos. Nos últimos anos, por meio da aquisição de outras empresas especialistas em construção civil, consolidou o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção: Sienge, Construmarket, CV CRM, Prevision, eCustos e Gestor Obras. Juntas, as soluções permitem a integração da cadeia de ponta a ponta, desde o orçamento até o pós-venda, atendem mais de 8 mil clientes e conectam mais de 1,2 milhão de profissionais da construção.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img