19.4 C
fpolis
segunda-feira, junho 17, 2024
Cinesystem

Prefeito Dário Berger entrega uniformes para taxistas

spot_img

Prefeito Dário Berger entrega uniformes para taxistas

spot_imgspot_img

O prefeito Dário Berger e o vice-prefeito e secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes, entregaram na manhã desta quinta-feira 4, um lote de 1.100 camisetas que fazem parte do uniforme que os taxistas da Capital passarão a usar na sua atividade diária. A partir desta sexta-feira, 5, todos os motoristas de táxis de Florianópolis (permissionários ou auxiliares) terão que dirigir trajando uniforme, conforme estabelece a norma complementar n° 079/2009, também assinada no evento, e de acordo com a Lei Complementar n° 085/2001.

Os motoristas passarão a vestir uma camiseta gola pólo na cor azul Royal com o brasão do município bordado no bolso esquerdo, calça ou bermuda azul marinho (pode ser usado jeans escuro) e calçado preto. As camisetas poderão ser de mangas curtas ou longas e a norma estabelece ainda o uso de jaqueta preta também com o brasão bordado no lado esquerdo. Dário Berger justificou a adoção do uniforme como forma de profissionalizar o serviço de táxi na cidade, que tem forte vocação turística. “A medida é essencial para identificar uma categoria tão importante do nosso município que prima por bem atender os turistas que nos visitam”, comentou. O prefeito acredita que essa identificação vai facilitar a fiscalização no sentindo de coibir o trabalho irregular de taxistas de outros municípios na Capital.

Já para o secretário de Transportes João Batista Nunes o uso do uniforme vai promover mais respeito, segurança e confiança para os profissionais. “A vestimenta trará um respeito ainda maior para os taxistas, bem como mais segurança no trabalho devido a fácil identificação de irregulares, além de mais confiança da população e dos turistas no serviço prestado na nossa Capital”, explicou. O vice-prefeito salientou que a medida visa mais profissionalização e mais qualidade para o setor. “Hoje é a camiseta, amanhã estaremos realizando cursos de inglês e espanhol para profissionalizarmos e melhorarmos ainda mais o serviço de táxi”, adiantou.

As camisetas repassadas para o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Florianópolis foram viabilizadas através da exploração de publicidade na manga do uniforme e não tiveram qualquer custo para os taxistas. O Secretário de Transportes disse estão em curso negociações com mais empresários para conseguir patrocínio também para calças, jaquetas e calçados. “Nosso intuito é que os taxistas recebam todo o uniforme sem ter que pagar e estamos buscando formas para isso”, completou. Para o presidente do sindicato da categoria, Luiz Gonzaga Gonçalves, o esforço da secretaria em tentar fornecer o uniforme completo sem custo é louvável. Ele parabenizou a iniciativa da prefeitura e disse acreditar que o uso do uniforme vai trazer mais qualidade e credibilidade ao serviço de táxi em Florianópolis.

A partir desta sexta-feira, 5, os taxistas começam a usar o uniforme e a fiscalização da Secretaria dos Transportes vai adotar um período de adaptação orientando os profissionais. Após essa etapa o não uso de uniforme acarretará na aplicação de multa de cem UFIR, cerca de R$ 106,00. A punição está prevista na normal e será aplicada com base no artigo 5° da Lei Complementar n° 085, que regulamenta a exploração do serviço de táxis na Capital. Independente do condutor, a multa vai para o proprietário da permissão do serviço, devidamente cadastrado na prefeitura.

spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img