24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Prefeito de Florianóplis pretende implantar idéias trazidas da Coréia do Sul

spot_img

Prefeito de Florianóplis pretende implantar idéias trazidas da Coréia do Sul

spot_imgspot_img

Uma maquete gigante exposta à visitação pública vai projetar o planejamento urbano de Florianópolis para os próximos trinta anos. O visual de novas construções também poderá ser visualizado em três dimensões por meio de computação gráfica. Este é o desafio do prefeito de Florianópolis, Dário Berger, que ficou impressionado com as novas tecnologias apresentadas na conferência internacional de design urbano, em Seoul, Coréia do Sul, onde foi convidado pelo prefeito coreano para participar do evento. Dário trouxe idéias fantásticas e pretende implantá-las em sua administração.

Uma delas é transformar o Plano Diretor Participativo, resultado de reuniões entre a população e o poder público sobre o planejamento da cidade, numa grande maquete para que todos possam visualizar como será a Florianópolis do futuro. “Além da maquete física, o visitante também poderá visualizar os construções por meio de computação gráfica em três dimensões”, assinalou. O local para acomodar o projeto da miniatura da cidade ainda não foi definido, mas será de fácil acesso aos visitantes.

Na Coréia do Sul, Dário Berger e a comitiva realizaram reuniões técnicas em parques tecnológicos e constataram que a projeção das cidades futuras é idealizada por meio de design urbano e maquetes gigantes. Eles ficaram impressionados com a tecnologia do Daedok Innopolis, considerado o maior parque tecnológico do mundo construído sobre um aterro sanitário de mais de 53 quilômetros de extensão. “Estas maquetes são importantes porque a população acompanha, passo a passo, a execução das obras”, ressaltou.

Segundo Dário Berger, a conferência internacional WDC – World Design Cities Summit, realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro em Seoul reuniu histórias de sucesso em design de cidades de participantes de todo o mundo. Com fortes investimentos no turismo, indústria e tecnologia, a capital catarinense foi uma das cidades convidadas de 15 países a apresentar suas experiências e transformações. O convite teve endosso da Objeto Brasil, a mais importante agência brasileira de design, e é reflexo do título conquistado por Florianópolis como uma das “10 cidades mais dinâmicas do mundo”, conferido pela revista internacional Newsweek em 2006.

(PMF, 03/03/2010)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img