21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Prefeitura comemora Dia Internacional do Idoso

spot_img

Prefeitura comemora Dia Internacional do Idoso

spot_imgspot_img

Homens e mulheres acima de 60 anos – considerada a melhor idade – não podem deixar de comemorar, amanhã (1/10), o Dia Internacional do Idoso. Anteriormente a data era festejada em 27 de setembro, mas foi alterada por decreto assinado pelo Presidente da República, em 2006, para unificar as festividades com outros países. Em Florianópolis, a Secretaria da Assistência Social, por meio do Centro de Integrado de Atenção à Pessoa Idosa (Ciaprevi), estará nos estacionamentos dos principais shoppings de Florianópolis distribuindo folders de conscientização contra a violência com a pessoa idosa.

O material será entregue nas cancelas dos estacionamentos dos shoppings Beiramar, Iguatemi e Floripa Shopping pelos próprios idosos. A intenção da Secretaria de Assistência Social em colocar a melhor idade distribuindo o flyer é dar mais impacto na mensagem. “Nos folhetos constam todas as providências que devem ser adotadas em casos de violência, inclusive o disque-idoso (0800644-0011)”, afirmou a Secretaria da Assistência Social, Rose Bartucheski.

De acordo com a secretaria, as denúncias contra os idosos direcionadas ao Ciaprevi são as mais diversas: desde maus-tratos, físicos, sociais, psicológicos ou financeiros. O serviço funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. “A identidade do denunciante será preservada, caso se sinta mais confortável”, explicou Rose.

A Secretária afirmou que a Secretaria de Assistência Social desenvolve ações culturais, recreativas e outros entretenimentos, como o Talento da Terceira Idade, com a finalidade exclusiva de resgatar a auto-estima dos participantes. Rose ressaltou que estão cadastrados na secretaria mais de 5 mil idosos, divididos em 108 grupos.
Amanhã o grupo da melhor idade cadastrado na Secretaria de Assistência Social vai conhecer o Festival Internacional de Mágica de Marrakech, que acontece no Centro Sul. No dia nove de outubro, ele participa do I Encontro Floripa Ativa e III Caminhada do Idoso, no Parque de Coqueiros – Continente, às 14h.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img