19.2 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Prefeitura de Florianópolis exporta programa de zoonoses para o RJ

spot_img

Prefeitura de Florianópolis exporta programa de zoonoses para o RJ

spot_imgspot_img

Dário Berger recebeu hoje (19/08) a visita do prefeito Herótodo Bento de Mello de Nova Friburgo (RJ), que veio conhecer o trabalho desenvolvido pela Diretoria do Bem Estar Animal da Secretaria de Saúde de Florianópolis. “Somos referências em muitas áreas, inclusive no modo de proteger nossos animais”, destacou Berger. Ele fez um breve relato sobre o programa e disse que até o final do ano todos os cães do município receberão um micro-chip, facilitando a localização pelos proprietários de animais abandonados ou perdidos. A primeira etapa de implantação do micro-chip atenderá os animais que forem levados ao Centro de Controle de Zoonoses para tratamento ou consulta.

Num segundo momento, continou Dário, o programa, que prevê atingir todos os cães do município, terá início tão logo a Câmara de Vereadores aprove o projeto que obriga os proprietários a realizarem o procedimento. O prefeito explicou que para as famílias de baixa renda não haverá custo e ressaltou que as demais terão que cobrir as despesas cujo valor ainda não foi estimado.

Com cerca de mil quilômetros quadrados de área e 200 mil habitantes, Nova Friburgo fica localizada na serra do Rio de Janeiro. De acordo com o prefeito Mello, em seu quarto mandato, um dos problemas a serem enfrentados com urgência é o número de cães abandonados nas ruas de Nova Friburgo. “Florianópolis é um bom exemplo de como resolver está questão de forma correta e respeitando a vida, e nós estamos aqui para aprender e copiar”, admitiu durante a visita que aconteceu na Secretaria de Saúde da capital.

Já o secretário de Saúde de Florianópolis, João Candido da Silva, lembrou que todo este trabalho tem apenas quatro anos. “Antes o que havia era uma política de extermínio”. João Cândido explicou que com a criação da Diretoria do Bem Estar Animal o foco passou a ser o controle desta população por meio de cirurgias gratuitas de castração, além da prevenção e da educação de jovens e crianças em projetos desenvolvidos junto a escolas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img