18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Prefeitura de Florianópolis não foi avisada da chegada de haitianos à cidade

spot_img

Prefeitura de Florianópolis não foi avisada da chegada de haitianos à cidade

spot_imgspot_img

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, afirmou neste domingo, 24, que irá formalizar, junto ao Ministério da Justiça e ao Ministério Público Federal, um protesto em face do governo federal e do governo do Estado do Acre pelo envio indiscriminado de imigrantes para Florianópolis, visto que, segundo ele, não houve comunicação prévia às autoridades locais.

“Esse não é um protesto contra as pessoas, mas sim contra a forma como o governo federal e o Estado do Acre estão agindo. O protesto é contra a transferência de responsabilidade ao município e também pela maneira como o governo federal e o governo do Acre expuseram os imigrantes, com absoluta falta de planejamento e sem qualquer comunicação oficial à prefeitura”, afirmou o prefeito.

Segundo Cesar Souza, centenas de imigrantes, principalmente do Haiti, já estão morando na Capital por iniciativa própria, inclusive inseridos no mercado de trabalho.

“O que não podemos permitir é que uma rota direta seja instituía por um governo estadual, não temos estrutura para ficar recebendo imigrantes”, sublinhou o prefeito.

Até as 16h deste domingo, a Prefeitura ainda não tinha informação oficial sobre o número preciso de imigrantes que devem chegar à cidade, o que dificulta o planejamento para recebê-los. “A Prefeitura está trabalhando em conjunto com o governo do Estado para receber bem essas pessoas”, disse o prefeito.

Com base nas informações disponíveis, a Secretaria Municipal de Assistência Social montou uma estrutura para receber os imigrantes que estão se deslocando do Acre. A previsão inicial era de que eles chegassem em dois ônibus na manhã deste domingo, o que não se confirmou.

A Secretaria de Assistência Social definiu o Ginásio Saul Oliveira, o Capoeirão, no Continente, como o espaço que irá abrigar os haitianos a partir da chegada dos imigrantes.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img