fique por dentro de floripa

- Grande Florianópolis - Prefeitura de Palhoça oferece fisioterapia para reforçar recuperação de pacientes após Covid-19

12.05.2021

Prefeitura de Palhoça oferece fisioterapia para reforçar recuperação de pacientes após Covid-19

12.05.2021
Prefeitura de Palhoça oferece fisioterapia para reforçar recuperação de pacientes após Covid-19
Foto: Divulgação

 

Exercícios melhoram a respiração e diminuem a fadiga de pacientes que permanecem com sintomas

 

Mais de 19 mil palhocenses superaram a doença que mais matou brasileiros entre 2020 e 2021. A redução dos sintomas e a alta hospitalar são um alívio para pacientes e familiares, o porém está na surpresa que a doença misteriosa reserva: a síndrome pós-Covid. O quadro desconhecido de pacientes após a internação foi assunto de um simpósio na Academia Nacional de Medicina do Brasil, onde foi exposto o estudo da Organização Mundial da Saúde intitulado "O acordar da pandemia - preparar para a síndrome do pós-Covid". De acordo com o pneumologista Carlos Alberto Barros Franco, durante o simpósio, "entre 5 e 20 por cento de doentes já curados de Covid-19 continuarão apresentando sintomas após duas semanas de recuperação. Eles continuarão precisando de auxílio para manter a própria vida".

 

Para amenizar os efeitos contínuos causados pelo coronavírus, a Prefeitura de Palhoça realiza atendimentos para reabilitação fisioterápica dos pacientes. O tratamento é voltado para a reabilitação cardio pulmonar, proporcionando a retomada da vida normal do paciente após ter superado a doença. "Fazer coisas simples em casa, como pegar o pote de café no armário ou varrer, podem ser desafios grandes para quem acaba de sair de longos dias de internação no hospital. Voltar para casa depois do coronavírus é uma vitória que demanda outras lutas", explica o diretor de fisioterapia da Prefeitura de Palhoça, Leandro Pereira.

 

Elizabete, de 36 anos, testou positivo no final de fevereiro, procurou a UPA do Bela Vista, piorou e logo foi encaminhada para o hospital, onde ficou internada por 22 dias e precisou de oxigênio. Desde que voltou para casa tem recebido a visita da fisioterapeuta Rafaella, da Prefeitura de Palhoça, e diz que "a importância desse serviço disponibilizado à população do município é fundamental, proporciona uma melhora na qualidade de vida do paciente. Já tenho percebido o meu progresso e me sinto mais forte".

 

Para receber o tratamento, os pacientes devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e agendar a triagem de fisioterapia. Nessa avaliação, o fisioterapeuta coleta as informações necessárias para o processo de reabilitação e encaminha para iniciar o tratamento pós-Covid. Pacientes que continuam acamados em casa podem receber o tratamento em casa, desde que o processo seja solicitado na UBS.

 

"São histórias como essas que nos dão conta da importância de mantermos os cuidados para evitar a contaminação. Ainda estamos entendendo o tamanho dessa doença que acomete a todo o mundo" enfatizou o secretário de Saúde de Palhoça, Rosiney Horácio.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Pernambucanas chega no Continente Shopping e totaliza 12 lojas em Santa Catarina

18.06.2021

Pernambucanas chega no Continente Shopping e totaliza 12 lojas em Santa Catarina

Projeto social na Amazônia recebe doação de empresa da Grande Florianópolis

17.06.2021

Projeto social na Amazônia recebe doação de empresa da Grande Florianópolis

Nova galeria de arte do Shopping Itaguaçu receberá artistas renomados do Estado

16.06.2021

Nova galeria de arte do Shopping Itaguaçu receberá artistas renomados do Estado

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.