21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Prefeitura revitaliza avenida das Rendeiras

spot_img

Prefeitura revitaliza avenida das Rendeiras

spot_imgspot_img

A Prefeitura de Florianópolis está revitalizando a Avenida das Rendeiras e repondo lajotas em alguns trechos da via. O gerente distrital da Lagoa da Conceição, Paulo Germano Alves, explicou que a avenida ficou danificada por causa da implantação da rede de água e esgoto. “Com o passar dos anos as lajotas cederam e começaram a aparecer buracos em alguns trechos”.

Para evitar transtornos no próximo verão, onde o fluxo de veículo é três vezes maior do que na baixa temporada, o prefeito Dário Berger executou a revitalização na avenida, consertando o passeio e substituindo as lajotas quebradas por novas. Nesta sexta-feira à tarde (21/08), ele fez uma vistoria de inspeção e comentou que o cronograma de trabalho está de acordo com o planejamento.

Dário Berger afirmou que sempre olhou com muito carinho pela comunidade do Leste da Ilha, onde está situada a Lagoa da Conceição e Barra da Lagoa. Ele lembrou da ponte pênsil, entregue em 2007 à população da Barra da Lagoa e as recentes revitalizações no Centrinho da Lagoa, com as padronizações de calçadas e a pavimentação asfáltica nas ruas Rute de Oliveira, Quebra Sol, além da construção de pontilhões e de outras melhorias.
Semana passada a prefeitura também entregou à população da Lagoa da Conceição a Casa das Máquinas, a mais nova das seis unidades da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). Junto com o imóvel que abriga o Centro Cultural Bento Silvério, conhecido como Casarão da Lagoa – também administrado pela FCFFC – forma um conjunto de edificações construídas em 1912 pelo antigo Departamento de Correios e Telégrafos, hoje Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT).

Únicos exemplares da arquitetura típica do período pós-revolução industrial em Florianópolis, os imóveis foram tombados pelo patrimônio municipal em 1985. Restaurados no final da década de 1980, foram transferidos para a Prefeitura Municipal de Florianópolis, que os cedeu à Fundação Franklin Cascaes.

Enquanto o Casarão da Lagoa passou a abrigar o Centro Cultural Bento Silvério, a Casa das Máquinas sediou até 2003 a base da 10ª Delegacia de Polícia Civil. Em 2008, com a desocupação do prédio, e atendendo aos anseios da comunidade local que pedia mais espaços para a cultura, a Prefeitura de Florianópolis iniciou a revitalização do imóvel. Os serviços abrangeram recuperação do telhado, portas e janelas, substituição do piso, melhorias nas instalações hidráulicas, elétricas, construção de banheiros, camarim e mezanino, execução de passeios e pintura, entre outras benfeitorias nas instalações internas e externas.

A Casa das Máquinas vai funcionar integrada ao Centro Cultural Bento Silvério, com uma agenda de atividades artísticas e culturais o ano todo. O espaço recebeu alguns espetáculos da programação oficial do 16º Floripa Teatro – Festival Isnard Azvedo, que encerra neste domingo (23/08).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img