20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Ruas do Centrinho da Lagoa terão velocidade máxima reduzida para 30 km/h pela Prefeitura

spot_img

Ruas do Centrinho da Lagoa terão velocidade máxima reduzida para 30 km/h pela Prefeitura

spot_imgspot_img

A Prefeitura de Florianópolis vai adotar a partir do dia 7 de dezembro o Projeto Zona 30, que reduz para 30 km/h a velocidade máxima nas vias urbanas com histórico de insegurança no trânsito. Projeto-piloto será executado em 1.686 metros de vias do centrinho da Lagoa da Conceição – tido como importante “nó viário” da Capital – cuja velocidade permitida, hoje, é de 60 km/h.

O prefeito Cesar Souza Junior diz que há possibilidade de a iniciativa vir a ser implantada em outras áreas de Florianópolis. Segundo ele, estudos indicam que, num atropelamento, por exemplo, o risco de lesão aumenta gradativamente se a velocidade ultrapassa 30 km/h. Um pedestre tem cerca de 80% de chances de ser morto em um choque com um veículo a 50 km/h.

O diretor da Vigilância em Saúde de Florianópolis, Leandro Pereira Garcia, chama a atenção para o fato de que Florianópolis está entre as primeiras capitais brasileiras no ranking de mortes no trânsito resultantes de alta velocidade e uso de bebidas alcoólicas. Segundo o mapa da violência de 2012, a Capital tem média de 22 óbitos a cada 100 mil habitantes por ano.

É a maior média entre as capitais do Sul do Brasil, que ficam entre 14 e 15/100 mil habitantes. A taxa de óbitos no trânsito em Santa Catarina é três vezes maior do que a de homicídios.

Na sequência, uma parte das largas vias do centrinho da Lagoa seriam demarcadas como áreas seguras para ciclistas. Mais tarde, estas vias seriam estreitadas pelo alargamento da faixa de passeio público, a ser compartilhado com ciclovias, para uso mais adequado de pedestres e ciclistas, e feita a requalificação urbana da região.

O projeto

Em 1983, um projeto-piloto na cidade de Buxtehude, na Alemanha, deu origem à primeira Zona 30. O modelo foi copiado em países como França, Bélgica, Itália, Holanda, Áustria, Reino Unido e Dinamarca. Na Áustria, a cidade de Graz chegou a radicalizar o movimento, estabelecendo o limite máximo de 30km/h em todo o perímetro urbano, desde 1992. Barcelona, na Espanha, completou, em 2010, mais de 200 quilômetros de Zonas 30.

Os resultados na Europa impressionam pela redução expressiva no número de acidentes. Em Londres, a queda foi de 40%, enquanto na Bélgica o índice chega a 72%.

No Brasil, o movimento pela redução da velocidade começou no Rio de Janeiro, em 2011, em Ipanema e na Ilha do Governador. Dados da Polícia Militar indicam que o número de acidentes com vítimas na Ilha do Governador caiu 75%, enquanto em Ipanema não há mais registros de acidentes com vítimas.

Com os resultados, a prefeitura carioca ampliou o programa para mais oito bairros, estimulando o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, não poluente e para pequenos deslocamentos, cuja segurança é garantida com a redução da velocidade máxima permitida.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img