18.7 C
fpolis
quinta-feira, junho 20, 2024
Cinesystem

Prêmio da ACIF que valoriza mulheres empreendedoras prorroga inscrições até 30 de junho

spot_img

Prêmio da ACIF que valoriza mulheres empreendedoras prorroga inscrições até 30 de junho

spot_imgspot_img

Por meio do Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença, ACIF premiará empreendedoras em oito categorias, reconhecendo talentos na Grande Florianópolis

O Brasil é o 7º país com maior número de mulheres empreendedoras,  totalizando 10,3 milhões, segundo a pesquisa Empreendedorismo Feminino no Brasil (2022), do Sebrae. No entanto, a maioria dessas mulheres empreende por necessidade, enfrentando desafios significativos em suas trajetórias. Um dos principais obstáculos para o avanço das mulheres empreendedoras é a jornada tripla.

As mulheres dedicam 17% menos horas ao próprio negócio que os homens, pois trabalham 10,5 horas a mais por semana com afazeres domésticos e cuidados com os filhos. Uma pesquisa do Observatório de Negócios do Sebrae/SC mostrou que 35% das empresárias catarinenses identificam a conciliação entre atividades profissionais e familiares como a principal dificuldade. Além disso, questões socioemocionais como o medo de fracassar (26%), a insegurança emocional (23%) e o baixo apoio familiar (8%) são outras barreiras significativas.

Com o propósito de reconhecer,  valorizar e incentivar ainda mais o trabalho das mulheres empreendedoras da região metropolitana de Florianópolis, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) realiza no próximo ano, mais uma edição do Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença. As inscrições para essa 8ª edição do prêmio foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 30 de junho deste ano, com cerimônia de premiação a ser realizada no Dia Internacional da Mulher, em  março de 2025.

Criado em 2010 e realizado a cada dois anos, o prêmio destaca iniciativas de mulheres em diversas categorias, desde microempreendedoras individuais até líderes de startups. O objetivo é reforçar a importância do papel das mulheres no desenvolvimento econômico e social. Na última edição, em 2023, 130 mulheres se inscreveram, e oito vencedoras receberam um troféu como reconhecimento por seus cases de sucesso empresarial.

Empresária e cientista

A edição deste ano conta com a empresária Betina Giehl Zanetti Ramos como madrinha do prêmio. Betina é presidente e co-fundadora da Nanovetores Tecnologia, empresa que utiliza nanotecnologia para encapsulação de ativos cosméticos, exportando para 49 países. Com 13 patentes e mais de 20 artigos internacionais publicados, Betina exemplifica como a ciência e a tecnologia podem impulsionar negócios sustentáveis e inovadores, critérios que foram primordiais para a conexão com a entidade.  Na ACIF, a empresária compartilhou sua história após vencer a 5ª Edição do Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença na categoria Negócios.

“O prêmio é um convite para um lindo processo de autoconhecimento e transformação. No momento em que contamos a nossa história tomamos consciência do quanto realizamos e de que nossas histórias tem valor e que podem inspirar outras mulheres que certamente estão passando por desafios semelhantes. Este prêmio dá luz ao protagonismo e a coragem destas mulheres em expor suas histórias gerando uma propagação de estímulo positivo com impacto direto na visibilidade das mulheres, geração de networking e impulsionamento das mulheres nas diversas categorias que o prêmio abrange”, destaca a madrinha do prêmio.

Categorias do Prêmio

O Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença 2025 reconhecerá mulheres em oito categorias distintas:

– Microempreendedora Individual (MEI): Para fundadoras e proprietárias de negócios classificados como MEI.

– Micro e Pequena Empresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP): Para fundadoras, proprietárias ou sócias com pelo menos 5% de participação societária.

– Profissional Liberal

– Impacto Social: Para mulheres com projetos inovadores e colaborativos que geram impacto social.

– Startups/Negócios Digitais: Para mulheres em funções de alta gerência, direção ou presidência em startups ou negócios digitais.

– Economia Criativa: Para mulheres em empresas que originam seus modelos de negócio a partir da criatividade e capital intelectual.

– Iniciativas Públicas: Para mulheres atuando em órgãos públicos, autarquias e fundações públicas.

– Terceiro Setor: Para mulheres em entidades sem fins lucrativos e organizações não governamentais.

Como participar

Mulheres interessadas em participar do prêmio devem se inscrever até o dia 30 de junho. Alguns dos critérios são ter 18 anos ou mais, atuar  nas categorias mencionadas, como sócias, funcionárias com autorização da empresa, profissionais autônomas ou MEIs registradas nos conselhos de classe ou federações. Para mais informações sobre o prêmio e o processo de inscrição: premiomulheresquefazemadiferenca.acif.org.br

SERVIÇO:

O que?  8ª edição do Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença

Quando? Março de 2025

Inscrições: Até 30 de junho no site  premiomulheresquefazemadiferenca.acif.org.br

Fotos: Renato Gama

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img