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sexta-feira, outubro 22, 2021
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Presidente da Fiesc é nomeado Embaixador da Saúde e do Bem-Estar no Ambiente de Trabalho

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Presidente da Fiesc é nomeado Embaixador da Saúde e do Bem-Estar no Ambiente de Trabalho

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O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, foi nomeado nesta terça-feira, 19, Embaixador Global para a Promoção da Saúde e do Bem-Estar no Ambiente de Trabalho. O anúncio foi acompanhado da criação de um conselho consultivo mundial sobre o assunto, que terá seus dez integrantes nomeados pelo Serviço Social da Indústria Santa Catarina (SESI/SC) e pelo Centro Global para Ambientes de Trabalho Saudáveis (GCHW, na sigla em inglês).

 Uma das primeiras atribuições do embaixador e do conselho será a criação de um observatório que monitore estudos e boas práticas mundiais sobre o tema. Os anúncios foram feitos no segundo e último dia do Global Healthy Workplace Award and Summit, realizado em Florianópolis.

No total, o evento reuniu 235 participantes, sendo 43 industriais e executivos e 42 autoridades. Estiveram representados 33 países. Esta foi a terceira edição do evento, que já foi realizado na Inglaterra e na China.

Para Tommy Hutchinson, co-fundador do GCHW, o observatório será um local de pesquisa mundial sobre o tema. Ele convidou empresários, trabalhadores, governos e pesquisadores para participarem da jornada.

Premiação – Na cerimônia de encerramento do evento foram conhecidas as empresas premiadas por suas ações de promoção do bem-estar de seus trabalhadores. Elas foram divididas em três categorias: multinacional, grande porte e pequeno e médio porte.

Conheça as vencedoras:

Categoria multinacional – A companhia da área da saúde GlaxoSmithKline destacou a necessidade de conexão entre os valores defendidos externamente pela empresa e os praticados internamente. E para incrementar a qualidade de vida de seus empregados ela realizou uma pesquisa própria, que indicou os maiores riscos à saúde de seus trabalhadores. A partir destes resultados, desenvolveu campanhas de sensibilização e engajamento de suas lideranças para implementar as ações necessárias para diminuir estes riscos.

Categoria grande porte – A Unilever Brasil, multinacional britânica-holandesa de bens de consumo, conta com mais de 14 mil funcionários no Brasil. Para a empresa, saúde não é um gasto mas sim, um investimento. A diretora Médica e de Saúde Ocupacional da Unilever Brasil, Elaine Molina, destaca o retorno do investimento em qualidade de vida. “De 2013 para 2014 tivemos o retorno de 4,42 euros para cada euro investido em programas de saúde. De 2014 para 2015 esse indicador se elevou, apresentando um retorno de 6,48 euros para cada 1 euro investido”, informou Molina. Dentre as ações implementadas estão o Gym Pass, um cartão que permite aos funcionários frequentarem academias credenciadas ao programa; iniciativas que atuam no emocional dos trabalhadores como horário flexível, ginástica laboral e ambiente com layout aberto, além de suporte financeiro, jurídico social e psicológico para os trabalhadores.

Categoria pequeno e médio porte – A Lan Spar Bank, um banco dinamarquês de 400 funcionários, implantou o programa “Banco em Movimento”, com o objetivo de aumentar a receita, satisfazer os clientes, ter colaboradores felizes desempenhando suas respectivas funções e redução de absenteísmo. A tática para alcançar essas metas foi fazer com que todas as lideranças apoiassem a inciativa, que se tornou estratégica dentro da empresa. “Pessoas felizes quando reunidas encontram boas soluções mais rapidamente. A implantação do programa melhorou o ambiente organizacional”, afirmou o vice-presidente executivo da Lan Spar Bank, Keld Thornaes, complementando que após a implantação do programa a produtividade da empresa subiu, o absenteísmo (faltas ao trabalho) reduziu de oito para 3,9 dias e os colaboradores passaram a adotar um estilo de vida mais ativo e saudável.

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