21.9 C
fpolis
segunda-feira, abril 22, 2024
Cinesystem

Primeiro relatório de balneabilidade da temporada aponta 19 pontos impróprios para banho em Florianópolis

spot_img

Primeiro relatório de balneabilidade da temporada aponta 19 pontos impróprios para banho em Florianópolis

spot_imgspot_img

 A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou o 1º relatório de balneabilidade da temporada 2014-2015. No estudo, 19 pontos foram considerados impróprios para banho em Florianópolis, dos 64 analisados. Os dados foram disponibilizados na última sexta-feira, 7, e podem ser conferidos aqui. O relatório apresenta dados referentes a praias de todo o litoral catarinense. 

A Capital está com pontos impróprios no Continente: Balneário, Bom Abrigo, Praia do Meio (Coqueiros), José Mendes, Jardim Atlântico e Itaguaçu. Uma série de pontos impróprios também foi identificada na Ilha, nas seguintes localidades: Beira-mar Norte, Ingleses, Matadeiro, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Ponta das Canas, Palmeiras, Tapera, Saudade, Armação do Pântano do Sul e Lagoa da Conceição.

Confira no relatório da Fatma os locais exatos onde o banho de mar não é aconselhado. A Fatma sugere aos banhistas que procurem locais afastados de rios, riachos e galerias de drenagem pluvial, especialmente de 24h a 48h após maior volume de chuvas, pois há maior probabilidade de haver fontes poluidoras nestes pontos.

As condições de balneabilidade são determinadas pela quantidade de coliformes fecais amostradas nos locais de coleta.

A presença de coliformes fecais indica o lançamento de esgoto nas águas do mar. De acordo com o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, a ligação incorreta na rede de esgoto, os efluentes provenientes de sistemas individuais de tratamento (fossa/filtro) ineficientes, de sistemas coletivos incompletos ou com operação irregular ou mesmo de esgoto bruto tem sido a principal causa para a poluição nas praias.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img