20.5 C
fpolis
sábado, janeiro 29, 2022

Procissão do Senhor dos Passos deverá reunir mais de 30 mil fiéis na Capital

Procissão do Senhor dos Passos deverá reunir mais de 30 mil fiéis na Capital

spot_img

Evento, que é símbolo de fé e história há 244 anos em Florianópolis, é a maior e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina.

Será realizada neste final de semana, nos dias 20 e 21, a Procissão do Senhor dos Passos de 2010, que deverá reunir mais de 30 mil fieis pelo centro de Florianópolis. Mas o tradicional roteiro religioso da Capital catarinense de devoção à imagem Senhor dos já iniciou no último domingo com a missa ao Santíssimo Sacramento.

Na mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, quatro momentos marcam o evento: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos na quinta-feira; a Procissão do Carregador, que é realizada no sábado de manhã, quando membros da irmandade e populares transportam até a Catedral os utensílios que serão utilizados à noite, sábado a noite a Procissão da transladação das Imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores e no domingo a tarde a Procissão propriamente dita que consagra o final dos festejos.

Lançado na Procissão do ano passado e que obteve grande aceitação popular, o suporte para que os fiéis possam carregar com mais segurança suas velas, para que não ocorram acidentes durante o percurso, estará disponível novamente para o público. Esse adereço será comercializado nos dias da Procissão ao valor de R$ 3,00.

Os jovens serão novamente resgatados para participar da Procissão do Senhor dos Passos com a ala Jovem na Procissão, que sob coordenação de alguns grupos de jovens, utilizarão camisetas, com as cores da Irmandade e com dizeres religiosos, destacando a importância de perpetuar o culto pelas gerações. Outra novidade é que na semana que antecede os rituais serão realizadas missas todos os dias na Capela Menino Deus.

Novidades para este ano

A organização da Procissão do Senhor dos Passos preparou novidades para o evento deste ano. Serão espalhados banheiro públicos no decorrer do trajeto, todo o percurso terá sonorização, ambulâncias estarão de plantão caso ocorram emergências e os ônibus terão horários especiais após o término da Procissão de sábado a noite.

A imagem

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. Vestida com túnica de tecido roxo decorado com bordados dourados, que deixa ver os pés. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os cabelos longos verdadeiros. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão.

História

Há 244 anos, a Procissão do Senhor dos Passos ganha as ruas do centro da capital catarinense como símbolo de fé e história. A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino ao Rio Grande do Sul, ter atracado em Santa Catarina trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas. Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2004.

As ruas enfeitadas

As ruas Tiradentes, Bulcão Viana e Menino Deus, no centro da Capital, são decoradas por tapetes de motivação religiosa, alusiva a festividade, como a pomba da paz, o desenho de uma hóstia e, quase sempre palavras relacionadas a paz, amor e solidariedade.

Os devotos enfeitam as portas e janelas das residências com as cores da Irmandade, assim como o comércio da região que ornamenta lojas e escritórios.

Segue a programação da Procissão do Senhor dos Passos 2010:

Dia 16/03
19h – Missa

Dia 17/03
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 18/03
09h – Missa e Administração do Sacramento da unção dos Enfermos
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 19/03
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento

Dia 20/03
07h30 – Missa e Procissão do Carregador
17h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos
20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos da Capela Menino de Deus para Catedral
21h30 – Transladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para Catedral
Local: Capela Menino Deus – Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

Dia 21/03
09h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores

Dia 22/03
8h30 – Missa Ação de Graças
Local: Capela Menino Deus – Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

Foto: Imagem do Senhor dos Passos l Eduardo Gentil (DeOlhoNailha)

spot_img
spot_img