27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Procissão do Senhor dos Passos acontece nos dias 9 e 10 de abril Capital

spot_img

Procissão do Senhor dos Passos acontece nos dias 9 e 10 de abril Capital

spot_imgspot_img

Evento, que é símbolo de fé e história há 245 anos em Florianópolis, é a maior e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina

Acontece nos dias 09 e 10 de abril a Procissão do Senhor dos Passos de 2011 em Florianópolis, que deverá reunir mais de 30 mil fieis de todo o estado. Na mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, quatro momentos marcam o evento: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos na quinta-feira que antecede a Procissão; a Procissão do Carregador, que é realizada no sábado de manhã, quando membros da irmandade e populares transportam até a Catedral os utensílios que serão utilizados à noite, sábado a noite a Procissão da transladação das Imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores e no domingo a tarde a Procissão propriamente dita que consagra o final dos festejos.

Os jovens serão novamente resgatados para participar da Procissão do Senhor dos Passos com a ala Jovem na Procissão, que sob coordenação de alguns grupos de jovens, utilizarão camisetas, com as cores da Irmandade e com dizeres religiosos, destacando a importância de perpetuar o culto pelas gerações.

Comodidade e suvenires

A organização da Procissão do Senhor dos Passos irá disponibilizar 15 banheiros químicos no decorrer do trajeto, todo o percurso terá sonorização e ambulâncias estarão de plantão caso ocorram emergências.

A Irmandade já está comercializando suvenires. São suportes para a vela, medalhinhas, fita do Senhor dos Passos e a novidade deste ano, réplicas do Senhor dos Passos em dois tamanhos, a pequena a R$10 e a maior a R$20. Todos os produtos estão sendo vendidos na Capela Menino Deus, no Hospital de Caridade.

Quem participar da Procissão deste ano poderá conhecer a nova decoração das ruas, que está a cargo de Marcio Schütz. Bandeirolas e imagens do Senhor dos Passos começam a ser distribuídas pela cidade na última semana de março.

A imagem

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. Vestida com túnica de tecido roxo decorado com bordados dourados, que deixa ver os pés. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os cabelos longos verdadeiros. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão.

A população pode conferir em 14 igrejas da Capital imagens fiéis a original do Senhor dos Passos, que podem ser apreciadas na Ilha e parte continental da cidade. As réplicas produzidas no intuito de democratizar ainda mais a devoção, estão expostas nas igrejas da Prainha, Santo Antônio, Agronômica, Saco dos Limões, Trindade, Monte Verde, Canasvieiras, Ingleses, Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha, Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Capoeira, Coqueiros e na Catedral (centro). O objetivo é que além do período tradicional de celebração que acontece todos os anos na Quaresma, quando a imagem do Senhor dos Passos sai às ruas, curiosos e devotos de todas as idades possam apreciar a imagem em qualquer dia do ano e em demais lugares.

História

Há 245 anos a Procissão do Senhor dos Passos ganha as ruas do centro da capital catarinense como símbolo de fé e história. A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino ao Rio Grande do Sul, ter atracado em Santa Catarina trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas. Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2004 e já corre o processo para que seja tombada como Patrimônio Cultural Imaterial Nacional.

Programação completa da Procissão Senhor dos Passos:

03/04
8h30 – Missa de Investidura de novos irmãos e irmãs
Local: Capela Menino Deus – Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

06/04
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus – Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

07/04
09h – Missa e Administração do Sacramento da unção dos Enfermos
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus – Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

08/04
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus – Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

09/04
07h30 – Missa e Procissão do Carregador
17h – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos
20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos da Capela Menino de Deus para Catedral
21h30 – Transladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para Catedral
Local: Capela Menino Deus – Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

10/04
09h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
16h – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores

11/04
8h30 – Missa Ação de Graças
Local: Capela Menino Deus – Irmandade do Senhor Jesus dos Passos

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img