24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Procissão do Senhor dos Passos completa 245 anos com diversas atividades em Florianópolis

spot_img

Procissão do Senhor dos Passos completa 245 anos com diversas atividades em Florianópolis

spot_imgspot_img

Repleta de devoção e história, a tradicional Procissão do Senhor dos Passos, em Florianópolis, completa 245 anos em 2011. A programação começa dia 3 de abril, com a celebração de uma série de missas na Capela do Menino Deus. O ponto alto será no dia dez, um domingo, às 16 horas, com a Procissão do Encontro do Senhor dos Passos com a Nossa Senhora das Dores, saindo da Catedral Metropolitana e percorrendo ruas históricas de Florianópolis. No ano passado, cerca de 20 mil pessoas acompanharam a procissão.

Há sete anos, a ACIF é uma das entidades que apóiam a realização do evento. “A Procissão do Senhor Jesus dos Passos representa um momento de profunda religiosidade popular que contagia a todos. Fazer parte dessa importante celebração é um privilégio para nós”, diz o presidente da ACIF, Doreni Caramori Júnior. A entidade também foi uma das responsáveis pelo projeto de tombamento, proposto ao Conselho Estadual de Cultura, que instituiu a Procissão como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina.

Na maior e mais antiga celebração religiosa de Santa Catarina quatro momentos marcam o evento: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, três dias antes da procissão, por crianças menores de seis anos; a Procissão do Carregador, no sábado pela manhã, quando membros da irmandade e populares transportam as alfaias até a Catedral; e à noite, a silenciosa procissão que leva as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana, e no domingo à tarde a Procissão do Senhor dos Passos que consagra o final dos festejos.

A Procissão do Senhor Jesus dos Passos está ligada à tradicional Irmandade que lhe dá o nome e ao Hospital de Caridade, que se constitui no braço social e assistencial da bicentenária Instituição.

História

A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino ao Rio Grande do Sul, ter atracado em Santa Catarina trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas. Hoje, a Procissão do Senhor dos Passos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2004.

As ruas enfeitadas

As ruas Tiradentes, Bulcão Viana e Menino Deus, no centro da Capital, são decoradas por tapetes de motivação religiosa, alusiva à festividade, como a pomba da paz, o desenho de uma hóstia e, quase sempre palavras relacionadas à paz, amor e solidariedade. Os devotos enfeitam as portas e janelas das residências com as cores da Irmandade, assim como o comércio da região que ornamenta lojas e escritórios.

Programação

Dia 3 – Domingo
8h30 – Missa de Investidura de Novos Irmãos e Irmãs
Local: Capela Menino Deus

Dia 6 – Quarta-feira
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus

Dia 7 – Quinta-feira
09h – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos
Enfermos
19h – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus

Dia 8 – Sexta-feira
19h – Missa e Benção do Santíssimo Sacramento
Local: Capela Menino Deus

Dia 9 – Sábado
7h30 – Missa e Procissão do Carregador
17h – Missa em Honra do Senhor Jesus dos Passos
Local: Capela Menino Deus
20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana
21h30 – Transladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana

Dia 10 – Domingo
09h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
16h – Procissão de Encontro do Senhor Jesus dos Passos com Nossa Senhora das Dores, saindo da Catedral e percorrendo as ruas de Florianópolis

Dia 11 – Segunda-feira
08h30 – Missa de Ação de Graças
Local: Igreja Menino Deus do Hospital de Caridade

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img