Durante o ano foram mais de 14 mil atendimentos, empresas de telefonia e bancos lideram a lista de reclamações por parte dos clientes
O Procon de Florianópolis atendeu desde o dia 1° de janeiro de 2010 até o 08 de dezembro 14.027 atendimentos aos consumidores. As empresas bancárias lideram o ranking de mais reclamadas. Estão com 6 empresas entre as 20 da lista.
As empresas de telefonia também lideram a lista de insatisfação de clientes. A Brasil Telecom aparece em primeiro lugar e a TIM Celular em segundo. Ao todo, as empresas de telefonia aparecem cinco vezes na lista.
As reclamações, na maioria dos casos, foram resolvidas através de atendimento preliminar, ou seja, o atendente deu solução imediata para o problema do consumidor por intermédio/através de um contato telefônico com o fornecedor.
Quando o problema não é resolvido de imediato com o atendimento preliminar, o PROCON dá continuidade a pretensão do consumidor com uma CIP (Carta de Informação Preliminar) que tem como função formalizar a reclamação do consumidor para o fornecedor. Não logrando êxito tal procedimento é instaurado um processo administrativo com a Abertura Direta de Reclamação, a qual tem como finalidade a realização de uma audiência conciliatória entre as partes, estando sujeito o fornecedor a sanções administrativas.
Confira abaixo a lista das empresas mais reclamadas
Empresa – número de atendimentos ( Entre o dia 1° de janeiro de 2010 até o 08 de dezembro de 2010)
Brasil Telecom – 1489
TIM – 283
Net Florianópolis – 274
Telet – 268
Vivo – 253
TIM Sul – 212
Magazine Luiza – 184
Banco IBI – 142
Evolução Refrigeração e Assistência Técnica – 142
Banco Itaú – 138
Banco BMG – 136
Globex Utilidades – 133
Casan- 122
BV Financeira – 120
Caixa Econômica Federal – 109
B2W – Cia Global de Varejo – 102
Banco do Brasil – 97
Celesc – 97
LG Eletronics – 92
Santander – 87