18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Produção de ”Kassandra” divulga nota oficial sobre participação na Maratona Cultural

spot_img

Produção de ”Kassandra” divulga nota oficial sobre participação na Maratona Cultural

spot_imgspot_img

A produção do espetáculo “Kassandra”, da La Vaca Productora de Arte, divulgou nesta quinta-feira, 14, uma nota de esclarecimento a respeito da sua participação na Maratona Cultural de Florianópolis, que ocorrerá entre 22 e 24 e oferecerá 36 horas de atrações, em 42 espaços na Ilha e Continente, com 781 artistas envolvidos. Todas as apresentações são gratuitas.

O comunicado oficial confirma que o espetáculo, listado na programação oficial do evento, não será mais encenado. O motivo é que a produção não aceita mudar o local em que, desde 2012, quando estreou, é encenado: a casa de striptease Bokarra Show, no Centro da cidade. “Kassandra” é sobre uma prostituta e projeto vencedor do prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

A mudança de local foi exigida pela Prefeitura e pelo Governo do Estado como condicionante na liberação dos recursos públicos para a realização da maratona. Para a produção, “qualquer mudança para um espaço que seja considerado ‘moralmente adequado’ é uma descaracterização de nosso trabalho”.

Confira a íntegra do documento:

“Nota de Esclarecimento

A produção do espetáculo ‘Kassandra’ informa o cancelamento da apresentação prevista para o próximo dia 23/03 na programação da Maratona Cultural de Florianópolis, no Bokarra Club.

Fomos procurados pela organização do evento que, seguindo orientações jurídicas, nos solicitou que analisássemos a mudança de local da apresentação para um espaço diferente de uma casa noturna de diversão adulta, como é a ideia original da montagem.

Optamos pelo cancelamento por entender que a exploração do espaço não convencional da casa noturna é parte fundamental da proposta artística de ‘Kassandra’, e que qualquer mudança para um espaço que seja considerado ‘moralmente adequado’ é uma descaracterização de nosso trabalho.

‘Kassandra’ é um espetáculo de teatro contemplado com o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2011, que viabilizou a montagem e temporada de estreia do espetáculo com entrada franca nessa mesma casa noturna no mês de setembro de 2012. Todas as informações, matérias de imprensa e críticas do espetáculo estão disponíveis no endereço www.kassandrabrasil.com.

Esclarecemos ainda que nos dias de espetáculo a casa abre exclusivamente para as apresentações e que nunca recebeu qualquer lucro através do projeto, aliás, muito pelo contrário, a casa noturna apoia o espetáculo, cedendo o espaço físico, sua infraestrutura e seus funcionários para as apresentações na forma de apoio cultural.

Lamentamos que o cancelamento tenha sido movido pelas limitações do pensamento sobre arte e cultura de cidadãos e políticos de Florianópolis, no entanto entendemos que os organizadores da Maratona Cultural de Florianópolis fizeram o possível para que as autoridades compreendessem o real sentido e o valor artístico do projeto.

Informamos ao público que em breve divulgaremos novas datas para apresentações de Kassandra.

Atenciosamente,

A Produção.”

Mais cedo, a organização da Maratona Cultural também divulgou uma nota oficial, lamento o episódio. Confira:

“COMUNICADO

A organização da Maratona Cultural vem por meio deste comunicado, informar que o belíssimo espetáculo Kassandra, dos premiados Renato Turnes e Milena Moraes, não faz mais parte da programação oficial do evento.

Por orientações jurídicas e legais não iremos ocupar o espaço Bokarra, e por se tratar de um espetáculo concebido para tal local, não existe a possibilidade para alterações. Portanto assim, evitaremos qualquer tipo de manifestação contraria ao local, ao espetáculo e ao próprio evento.

Sentimos muito! Fica registrado nosso respeito e admiração por toda equipe de Kassandra e pedimos desculpas ao público que esperava ansiosos por mais esta atração do evento.

Obrigada!
Maratona Cultural.”

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img