23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Produções dinamarquesa, eslovaca e alemã são os destaques do Festival de Cinema Europeu nesta quinta

spot_img

Produções dinamarquesa, eslovaca e alemã são os destaques do Festival de Cinema Europeu nesta quinta

spot_imgspot_img

A programação desta quinta-feira, 7, do Festival de Cinema Europeu, realizado pela Fundação Cultural Badesc, terá exibição de três filmes. O primeiro longa a ser exibido, às 16h40, é dinamarquês: “O amante da rainha”. Na sequencia, às 19h, é a vez de uma produção eslovaca: “Thomas, o falcoeiro”. O último filme do dia é a comédia alemã “Kadish para um amigo”. Confira a sinopse dos filmes no fim da matéria. As sessões são gratuitas e têm vagas limitadas.

O festival vai até esta sexta-feira, 8,  e ocorre  também em Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Manaus, Belém, Natal e Aracajú.

De acordo com a assessoria de Imprensa da Fundação Badesc,  o evento foi criado para fortalecer o intercâmbio cultural entre a Europa e o Brasil e para homenagear o Dia da Europa, comemorado em 09 de maio, data que marca o início da formação da União Europeia.

O tema do Festival este ano é “Cidadania e Desenvolvimento” e está sendo promovido em parceria com a UNIC – Associação das Embaixadas dos Países da União Europeia.. Para contemplar a abordagem, foram selecionados filmes que apresentam desde o conflito entre árabes e judeus (no filme alemão Kadish para um Amigo), passando pela contracultura estoniana (em O Novo Mundo), até a chegada de africanos a Madri com o sonho de serem grandes jogadores de futebol (espanhol Diamantes Negros). A seleção contempla filmes premiados como o português Tabu.

A Fundação Cultural Badesc está localizada à Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro de Florianópolis.

Sinopses dos filmes desta quinta-feira: 

O amante da rainha (Em Konglig Affaere) – 16h40

Direção: Nikolaj Arcel / Dinamarca / Drama / 2012 / 132 min / Classificação indicativa: 14 anos

Uma estória sobre a dramática relação amorosa e aspirações políticas da Rainha Caroline Mathilda e do Johann Struensee, médico do desequilibrado Rei Christian VII da Dinamarca. Caroline e Johann sonham com um mundo melhor para o povo, e por intermédio da influência de Johann sobre o Governo do Rei, o poder da aristocracia é diminuído e reformas são introduzidas. Mas é somente uma questão de tempo antes que a Corte retome o controle em nome do Rei.

Thomas, o Falcoeiro (Sokoliar Tomás) – 19h

Direção: Václav Vorlíček / Eslováquia / Aventura / 2000 | 96 min / classificação indicativa: livre

Este filme é uma fábula situada na época medieval. Em um belo campo debaixo do castelo do aristocrata Belador vive Tomás, um rapaz de 14 anos, capaz de falar com os animais como seu pai, seu avô Metodei e sua irmã Ágata. A sua vida decorre tranquilamente até o dia em que os cavalos matam seu pai e seu avô Metodei tem que ir para o castelo de Belador para pedir um emprego. Tomás o acompanha e se interessa por Formína, filha de Belador, e é obrigado a lutar contra um cão de caça, orgulho de Belador. Para evitar o castigo, Tomás escapa para a floresta onde aprende a arte de falcoaria. Tomás conquista a amizade do seu velho mestre da falcoaria – o símbolo da liberdade e da fé.

Kaddish para um amigo (Kaddish Für Einen Freund) – 20h50

Direção: Leo Khasin / Alemanha / Drama / 2012 / 94 min – Classificação indicativa:  12 anos.

Ali é um morador novo no bairro de Kreuzberg, em Berlim. Como refugiado libanês, sua permanência na Alemanha não está assegurada. Os garotos violentos do lugar colocam à prova sua coragem: ele deve assaltar o apartamento de um vizinho idoso, um imigrante judeu russo. Depois, Ali tem de reparar os prejuízos causados ao velho, para evitar que seja deportado. Uma história tocante sobre uma amizade desigual.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img