21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Produtos sustentáveis são expostos no Floripa Shopping pelo programa EcoModa

spot_img

Produtos sustentáveis são expostos no Floripa Shopping pelo programa EcoModa

spot_imgspot_img

O Programa de Extensão EcoModa da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) expõe seus trabalhos no Floripa Shopping até o dia 30 de junho, na loja 146 do piso térreo. São 17 expositores, entre eles Neide Schulte, Luciana Lopes e Eliana Gonçalves, professoras do Centro de Artes da universidade, Salete Boschi, Ismael Farinon, Renata Silveira e Janaína Figueiredo, alunos de Moda mesma instituição, e Janaína Ramos e Isabel Possidônio, formadas pela UDESC.

A exposição é uma das comemorações do shopping pela passagem do dia do meio ambiente. A maioria das peças expostas faz parte da coleção “Primavera Silenciosa” que foi feita para Itália no final de 2010. As outras peças foram desenvolvidas para desfiles e exposições, com a participação da comunidade nas bolsas, carteiras e almofadas, sempre trabalhando com o reaproveitamento de materiais. Na mostra é possível conferir um sofá produzido pelo designer Daniel Platt a partir deste conceito. Platt, parceiro e apoiador do Programa EcoModa, foi o responsável pela elaboração da estrutura de madeira do móvel.

As etapas de criação e produção da coleção “Primavera Silenciosa” foram desenvolvidas por professoras e alunas do curso da universidade, sob a coordenação da professora Neide Schulte. Ela conta que o tema foi escolhido para homenagear a bióloga Rachel Carson e os looks exibidos foram criados tendo como referência o Ipê em suas diversas fases: seco, florido ou verde. “Tivemos a preocupação em utilizar materiais sustentáveis ecologicamente, como o algodão reciclado da Eco Simple e o algodão orgânico da Justa Trama para desenvolvermos a coleção”.

Desde 2005, o EcoModa desenvolve projetos a partir do reaproveitamento, da reciclagem, do uso de materiais orgânicos e do não uso de materiais de origem animal para criação de artefatos para o vestuário e outros produtos. O programa tem como objetivos disseminar o conceito de sustentabilidade ambiental através da produção e consumo consciente, promover a interação entre os acadêmicos e a comunidade contribuindo para a questão sócio-ambiental e pesquisar a adequação dos produtos ligados ao universo da moda para um contexto de menor impacto ambiental. A maioria das ações acontece em Florianópolis, mas o programa ao longo dos seus sete anos tem participado de desfiles e palestras em outros estados e outros países da Europa e America Latina.

Exposição do EcoModa

Local: Floripa Shopping – loja 146 do piso térreo
Quando: até 30 de junho
Entrada gratuita
Mais informações: www.ecomoda.ceart.udesc.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img