fique por dentro de floripa

- Tecnologia - Produzido em Florianópolis, primeiro carro elétrico 100% catarinense será exposto em Criciúma

30.10.2017

Produzido em Florianópolis, primeiro carro elétrico 100% catarinense será exposto em Criciúma

30.10.2017
Produzido em Florianópolis, primeiro carro elétrico 100% catarinense será exposto em Criciúma
Foto: Ivor Braga

O primeiro carro elétrico 100% catarinense  é presença confirmada no encerramento da II Semana Acadêmica da Engenharia Elétrica, evento promovido pela faculdade SATC (Rua Pascoal Meller, 73, Bairro Universitário), que ocorre entre os dias 6 e 10 de novembro em Criciúma. A Mobilis , empresa que criou o veículo, surgiu no final de 2013, fundada pelos engenheiros mecânicos Mahatma Marostica, Thiago Hoeltgebaum e pelo engenheiro eletricista Paulo Bosquiero Zanetti., com sede em Florianópolis e micro fábrica localizada no bairro Pedra Branca, em Palhoça. A empresa surgiu com a intenção de projetar veículos elétricos viáveis para uso no Brasil, com visão e padrões globais.

Os entusiastas da mobilidade elétrica poderão conhecer de perto o simpático carro, que fez sua primeira aparição pública na Campus Party realizada em agosto, na Bahia. “A receptividade do público foi surpreendente. Mostra que o brasileiro está aberto a adotar novas tecnologias alinhadas com o conceito de mobilidade inteligente. O Li foi desenvolvido para suprir uma lacuna que encontramos no mercado nacional, dominado por carros de golfe ou veículos elétricos importados, incompatíveis com a nossa realidade. Projetamos um utilitário que em breve irá circular pelas ruas brasileiras, com autonomia viável para trajetos urbanos e tecnologia de ponta, com inovações consideradas inéditas no mercado automotivo”, afirma o engenheiro mecânico e sócio da Mobilis, Mahatma Marostica.

A bateria de íons de lítio, que inspirou o nome do veículo, traz um diferencial competitivo para o Li. Se comparado aos produtos disponíveis no Brasil, como carros de golfe convencionais, importados da China ou EUA, por exemplo, que tem bateria com vida útil de três anos, o veículo da Mobilis permite uma duração de mais de 10 anos por conta da tecnologia avançada.

Segundo o engenheiro eletricista Paulo Bosquiero Zanetti, sócio da Mobilis, existe um movimento mundial em torno dos veículos elétricos. “Nós acreditamos em um modelo inovador de transporte e por isso acreditamos no sucesso do Li. A partir dele, uma série de soluções voltadas para a mobilidade serão criadas para incentivar a mudança da cultural local, impulsionando a oferta e educando a população para um futuro onde os carros elétricos farão parte do cotidiano nas ruas”, acredita Zanetti.

 

 

 
 
 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Startups participantes do Living Lab Florianópolis apresentam projetos nesta segunda-feira

12.05.2019

Startups participantes do Living Lab Florianópolis apresentam projetos nesta segunda-feira

ACATE e Bradesco fecham parceria para fomentar ecossistema de tecnologia de Santa Catarina

22.04.2019

ACATE e Bradesco fecham parceria para fomentar ecossistema de tecnologia de Santa Catarina

Cinco técnicas de estudo para acelerar o aprendizado de idiomas

23.03.2019

Cinco técnicas de estudo para acelerar o aprendizado de idiomas

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.