16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Professora de Florianópolis lança livro sobre Santa Catarina

spot_img

Professora de Florianópolis lança livro sobre Santa Catarina

spot_imgspot_img

Rosange Sena é professora nas Escolas Básicas Municipais João Gonçalves Pinheiro e Anisio Teixeira.

Será lançado no dia 29 de março, às 19h, o livro “Santa Catarina: Patrimônio Histórico”, de autoria da professora de artes visuais da Secretaria Municipal de Educação, Rosange Sena. A obra foi realizada com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultural). O evento será no Espaço Cultural Jerônimo Coelho no Palácio Barriga Verde – sede da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Para produzir o livro, que é um registro artístico do patrimônio catarinense, a professora Rosange viajou por diversos municípios do estado, onde conseguiu reunir informações, dados históricos e fotografias. A partir do material das viagens, a autora pintou 35 quadros, em tinta acrílica sobre eucatex, que retratam 94 municípios. O objetivo foi representar a alegria multicultural do estado, a arquitetura histórica e o patrimônio material e imaterial dos catarinenses.

Em uma das telas, a professora uniu diversos patrimônios da Grande Florianópolis, como a Catedral Metropolitana, o Mercado Público e a Ponte Hercílio Luz, na capital e o Casarão Born e a Casa dos Açores em Biguaçu.

Para representar Orleans, no sul do estado, Rosange pintou o Museu ao Ar Livre da cidade. Já em Rio Negrinho, na região norte, a paisagem escolhida foi o Casarão Zipperer, onde funciona atualmente o Museu Carlos Lampe. As telas que ilustram o livro ficarão expostas no Espaço Cultural Jerônimo Coelho até o dia 1º de abril.

Parte dos exemplares do livro será doada às escolas públicas para que crianças e adolescentes possam conhecer melhor o estado onde vivem e a necessidade de preservar esse patrimônio que faz parte da história catarinense.

http://scpatrimoniohistorico.wordpress.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img