20.8 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Professores da Udesc apresentam produção científica em congresso mundial de Fisioterapia

spot_img

Professores da Udesc apresentam produção científica em congresso mundial de Fisioterapia

spot_imgspot_img

Três professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentaram trabalhos científicos no Congresso da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT, na sigla em inglês), realizado em Cingapura, de 1º a 4 de maio. As informações são da Assessoria de Imprensa da Udesc.

Entre eles, a professora Camila Isabel Santos Schivinski também foi uma das conferencistas, participando de uma mesa-redonda sobre doenças respiratórias crônicas com pesquisadores da Austrália e do Reino Unido.

Camila e os professores Gilmar Moraes Santos e Marcos Noronha, todos do Departamento de Fisioterapia da Udesc, apresentaram trabalhos científicos. No maior evento científico internacional da área, eles puderam compartilhar pesquisas desenvolvidas no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) com colegas de todos os continentes.

Doenças respiratórias

A professora Camila foi uma das palestrantes na mesa-redonda "Doença respiratória crônica: evidência de alta qualidade permite uma maior intervenção fisioterapêutica", ao lado dos pesquisadores Mark Elkins e Susan Jenkins (Austrália) e Judy Bradley (Reino Unido).

Eles discutiram a morbidade (número de pessoas que ficam doentes) causada por doenças respiratórias crônicas ao longo da vida e o alcance dos tratamentos de fisioterapia para reduzir esses casos ou melhorar o estado dos pacientes, além das maneiras de aumentar o acesso a esses tratamentos, maximizando os benefícios clínicos a partir dos recursos disponíveis.

Apresentações

Os três trabalhos científicos levados pelos professores da Udesc no WCPT foram apresentados no formato de pôsteres. Camila Schivinski publicou o trabalho científico "Reference equations por impulse oscillometry system parameters in brazilian healthy children and adolescents", enquanto Gilmar Santos apresentou "Reference values of muscle strength for children aged 8-12 years".

O professor Marcos Noronha está atualmente licenciado da Udesc e trabalhando como docente na Universidade La Trobe, em Melbourne, na Austrália. Ele apresentou o trabalho "Effects of kinesio-taping in pain and quality of life in the elderly with knee osteoarthritis – a randomized controlled trial".

 

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img