23.2 C
fpolis
segunda-feira, setembro 27, 2021
cinesytem

Professores da UFSC lançam livro hoje no Centro de Ciências da Educação

spot_img

Professores da UFSC lançam livro hoje no Centro de Ciências da Educação

spot_img

Os professores Ana Cláudia de Souza e Wladimir Antônio da Costa Garcia, do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lançam nesta terça-feira, 6, o livro “A produção de sentidos e o leitor: os caminhos da memória”, às 18h30, no auditório do CED, no campus Trindade, em Florianópolis. Os exemplares serão distribuídos gratuitamente.

A obra é resultado de pesquisa e atuação docente dos autores nas áreas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura e representação das interfaces com Psicologia, Filosofia e Psicanálise. A pesquisa visa delinear possíveis espaços de diálogo, assim como ensaiar reflexões acerca do leitor, da memória e da produção de sentidos em leitura.

O livro, que conta com texto de orelha da professora emérita Leonor Scliar-Cabral e prefácio da professora Daniela Bunn, é constituído de duas partes, cada uma delas desenvolvida individual e in(ter)dependentemente.

Na primeira, de autoria de Ana Cláudia, também professora da Pós-Graduação em Linguística (CCE), abordam-se os processos de aprendizagem da leitura, focalizando a relação do leitor com o texto escrito. São quatro ensaios que se dedicam à memória e aprendizagem, à imersão no universo do sistema de escrita, ao aprimoramento das competências leitoras e à avaliacão do desempenho em atividades de leitura.

A segunda parte, de Wladimir, volta-se às questões provocadas pela reflexão sobre o ensino da Literatura, elegendo alguns operadores críticos, tais como o leitor-produtor, o escritor-educador, a significância, a trans-história, que relacionam instâncias heterogêneas, mas compossíveis, como tempo, ética, ensino, responsabilidade formal e produção da diferença. Wladimir é também professor dos Programas de Pós-Graduação em Literatura (CCE) e Educação (CED).

spot_img
spot_img

Leia mais