15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Profissionais do HU organizam campanha do Julho Verde

spot_img

Profissionais do HU organizam campanha do Julho Verde

spot_imgspot_img

Profissionais de saúde de todo o Brasil estão se mobilizando para a campanha do Julho Verde 2021, cujo objetivo é conscientizar a população e profissionais sobre a importância de prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer de cabeça e pescoço. O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) participa desta mobilização realizando ações de conscientização e orientações sobre o tema, por meio da Unidade Cérvico-Facial e de seus serviços de Odontologia Hospitalar, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, e dos Cursos de Fonoaudiologia e de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

O Julho Verde foi oficialmente criado pela Lei 8086/2017, que institui 27 de julho como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço para conscientização e combate a esses tipos de cânceres, sendo que a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) encabeça esta campanha desde seu início. A parceria entre a ACBG e o Núcleo de Odontologia Hospitalar do HU acontece há 3 anos e, neste ano, está sendo organizada uma nova edição do Fórum de Discussão em Diagnóstico Bucal, que será on-line (o link para acesso será divulgado em breve).

 

De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Estomatologia do Núcleo de Odontologia Hospitalar do HU-UFSC/Ebserh, professora Liliane Janete Grando, desde o início da pandemia, as atividades da Campanha do Julho Verde precisaram ser reorganizadas e o modelo virtual foi adotado seguindo orientações das autoridades de saúde. Além das orientações para profissionais e informações sobre estudos mais recentes na área, os participantes dos eventos compartilham conhecimentos sobre a prevenção destes tipos de cânceres.

 

Orientações para prevenção do câncer de boca e garganta:

 

–             Visitar regularmente seu dentista e seu médico;

–             Evitar o tabagismo;

–             Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

–             Evitar o consumo de drogas ilícitas;

–             Manter uma alimentação equilibrada;

–             Manter boa higiene bucal;

–             Manter uma rotina de exercícios físicos;

–             Realizar o autoexame de sua cavidade bucal;

–             Seguir a recomendação das autoridades de saúde para a vacinação contra o HPV, nos meninos de 11 a 14 anos e nas meninas de 9 a 14 anos;

–             Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img