27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Profissionais do HU-UFSC garantem direito de recém-nascidos ao Teste do Pezinho

spot_img

Profissionais do HU-UFSC garantem direito de recém-nascidos ao Teste do Pezinho

spot_imgspot_img

 

O dia 6 de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho, como é conhecida a coleta de sangue de recém-nascidos para identificação de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas. O tratamento precoce destas doenças possibilita o desenvolvimento físico e mental adequado às crianças, sendo que no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) todas as crianças que ficam mais de dois dias internadas têm amostras recolhidas.

A chefe da Unidade de Cuidados Intensivos e Semi Intensivos Neonatais (UTI Neo) do HU, Carolina Junges, explicou que o teste deverá ser realizado entre o segundo e quinto dia de vida do recém-nascido, sendo observadas as particularidades de cada caso, como prematuridade e transfusão sanguínea. Portanto, os bebês que têm alta em até 48 horas são encaminhados para a coleta de amostra na Unidade Básica de Saúde (UBS) de suas comunidades. No ano passado foram coletadas 321 amostras na instituição, sendo a maioria de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Com esta simples coleta, um direito de todo recém-nascido no Brasil, é possível identificar precocemente: Hipotireoidismo Congênito (HC), Fenilcetonúria (PKU), Doença Falciforme (DF), Aminoacidopatias (AA), Fibrose Cística (FC), Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) e Deficiência de Biotinidase (BIO), sendo que foi sancionada uma lei prevendo a ampliação do número de doenças cobertas por este teste.

Carolina Junges explicou que, na prática, o profissional de Enfermagem responsável pela assistência faz a coleta da amostra, que é colocada em um cartão próprio para este procedimento e, em seguida, em um envelope destinado à Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, no Paraná, responsável pela realização do Programa Nacional de Triagem Neonatal, que também é credenciada como Laboratório Especializado em Triagem Neonatal para o estado de Santa Catarina.

Os casos positivos são encaminhados para tratamento, o mais rápido possível, diminuindo as chances de que o recém-nascido venha a desenvolver complicações graves causadas pelas doenças pesquisadas. O Dia Nacional do Teste do Pezinho, instituído pela Lei nº 11.605/2.007, tem como meta informar à população os objetivos do Programa Nacional de Triagem Neonatal, a importância da realização do teste e sua obrigatoriedade para todos os recém-nascidos. A médica pediatra do HU-UFSC/Ebserh, Giovana Carla Trilha, ressaltou a importância da realização deste teste. “O teste detecta doenças que se não forem tratadas precocemente podem levar a sequelas e, se forem identificadas a tempo, têm tratamento”, explicou.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img