21.5 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Programa Conexxão Jovem premia estudantes e escolas de Florianópolis

spot_img

Programa Conexxão Jovem premia estudantes e escolas de Florianópolis

spot_imgspot_img

 

Iniciativa do Instituto NEXXERA contemplou as escolas EBM Tapera – Escola do Futuro e EBM Intendente Aricomedes da Silva com até R$ 10 mil cada para implementação de projetos escolhidos em concurso

Ideias vencedoras foram jornal digital e cisterna para captação e reaproveitamento de água da chuva
 

São Paulo, dezembro de 2022 — Projetos elaborados pelos estudantes da EBM Tapera – Escola do Futuro, no bairro Tapera, e EBM Intendente Aricomedes da Silva (EBIAS), no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis (SC), foram os vencedores da edição deste ano do programa Conexxão Jovem, iniciativa realizada pelo Instituto Nexxera, braço social do Grupo Nexxees/NEXXERA, que tem como objetivo promover o desenvolvimento da educação empreendedora nas escolas da região.
 

Na primeira instituição, os alunos propuseram a criação de um jornal digital para facilitar a comunicação entre eles, seus familiares e os profissionais da instituição. Já na segunda escola, os jovens sugeriram a construção de uma cisterna para captação e reaproveitamento de água da chuva com foco na irrigação da horta escolar e limpeza da edificação.
 

Para a implementação das propostas selecionadas, cada uma das escolas foi contemplada com valores para colocar em prática a ideia vencedora, que poderia chegar até R$ 10 mil. Além disso, um aluno de cada instituição, apontado pela equipe vencedora como o mais empenhado do grupo, também foi contemplado com um computador completo.
 

As equipes foram avaliadas por uma banca composta por colaboradores do Programa de Voluntariado Nexxees, pelo Conselho Executivo do Grupo Nexxees, pelas equipes do Instituto Nexxera e da Secretaria de Educação de Florianópolis e pelo menos um representante de cada escola.
 

“O Conexxão Jovem é a oportunidade que o Instituto Nexxera encontrou para dar ainda mais voz aos estudantes na busca por soluções a problemas que fazem muito sentido para eles. Nos orgulhamos de construir isso junto com a Secretaria de Educação de Florianópolis, com as escolas, seus educadores e estudantes”, destaca a gestora do Instituto Nexxera, Carla Inácio da Cunha.
 

Na EBM Tapera – Escola do Futuro, a ideia de criar um jornal digital veio dos alunos Victoria de Lima Martins, Julia da Silva Francisco, Gustavo Rodrigues Jesus Gomes e Helena Mendes Duthevicz, todos do 7º ano.
 

Já na EBM Intendente Aricomedes da Silva, o projeto da cisterna foi proposto pelos estudantes do 6º ano Isabella Mross Becker de Oliveira, Isadora Cristina da Silva, Sérgio Augusto Zambone, Sthefany Sofia dos Santos Souza e João Gabriel Pereira da Silva. O projeto também contou com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC Florianópolis) na concepção da ideia e construção da cisterna.
 

O programa
 

Após dois anos de pausa em virtude da pandemia, o Conexxão Jovem foi retomado no início deste ano para a capacitação dos professores e debate entre os alunos. Nesta edição, o programa contou com a participação de 119 estudantes das duas escolas contempladas e recebeu 13 propostas diferentes de projetos. Todas as propostas foram reunidas em um e-book desenvolvido pelo Instituto Nexxera e entregue ao secretário da educação do município com o propósito de contribuir, a partir do olhar dos estudantes, na busca de soluções aos problemas latentes das unidades escolares da cidade de Florianópolis.
 

“O Conexxão Jovem já teve duas edições. Este ano, voltamos ainda mais convictos do nosso propósito de empoderar os adolescentes a pensarem em problemas que se tornaram mais evidentes com a pandemia. Queremos estimulá-los a encontrar soluções em que acreditam para gerar a transformação que sonham e assim resgatar a auto-estima e a esperança, além de fortalecer o protagonismo deste público na construção de uma sociedade mais sustentável”, afirma a diretora do Instituto Nexxera Daniela Silva.
 

Lançado em 2018, o Conexxão Jovem está alinhado ao apelo global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, que visa acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, entre outras ações, e foi reconhecido como um case de sucesso durante o ODS na Prática, evento anual realizado pela Coordenação‎ Estadual‎ do‎ Movimento‎ Nacional‎ ODS‎/SC, que apresenta diferentes exemplos‎ de‎ boas‎ práticas‎ de‎ sustentabilidade‎ entre‎ pessoas‎ físicas‎ e‎ jurídicas. O projeto atende ao ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 10 – Redução das Desigualdades, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. O projeto também teve destaque na revista internacional Global Business Coalition for Education em 2021.
 

Ao todo, o programa já atendeu cerca de 700 pessoas, incluindo cinco escolas da rede pública e a capacitação de 40 professores. Uma pesquisa realizada pelo Instituto com os participantes identificou que 53,5% deles modificaram suas visões de futuro e 79,1% se abriram mais para novos aprendizados.
 

Sobre o Instituto Nexxera

O Instituto Nexxera é uma organização social que transforma a realidade de pessoas e comunidades mais vulneráveis especialmente da Grande Florianópolis, além de alcançar outras cidades brasileiras. Dessa forma, materializa a Responsabilidade Socioambiental – um dos grandes valores do Grupo Nexxees, seu fundador e mantenedor. Tem como propósito aproximar pessoas de oportunidades, promover a inclusão social e combater a desigualdade, além de gerar transformação e impacto por meio da educação, empreendedorismo, desenvolvimento sustentável e comunitário.
 

Devido à relevância e impactos dos gerados pelos projetos e programas do Instituto Nexxera, o Grupo Nexxees já foi certificado 10 vezes em Responsabilidade Social pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina; recebeu a homenagem Laelia Purpurata e foi premiado com o Troféu Destaque SC 5 vezes neste mesmo edital de reconhecimento. Em 2021, o Grupo Nexxees foi reconhecido com o melhor projeto de impacto positivo nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Santa Catarina na categoria “Empresa Privada e Pública” com o Conexxão de Impacto.
 

Sobre o Grupo Nexxees

Há 30 anos no mercado, o Grupo Nexxees, nascido em Florianópolis, atualmente tem em sua carteira de clientes 400 das 500 maiores empresas do Brasil. São mais de 100 instituições financeiras homologadas e mais de 3,4 trilhões de reais transacionados ao ano. Por meio da empresa Nexxera, oferece plataformas integradas de serviços de automação bancária, gestão de cobrança ou recebíveis, recebimentos, pagamentos, tecnologias de relacionamento com fornecedores e clientes, e acesso a crédito. Suas soluções antecipam o futuro e viabilizam, por meio da tecnologia, o ecossistema de negócios que proporciona rentabilidade às empresas.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img