13.7 C
fpolis
quarta-feira, agosto 10, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Programa Jovem Programador aumenta oferta de vagas em 40% em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Programa Jovem Programador aumenta oferta de vagas em 40% em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Iniciativa contempla diversas regiões de Santa Catarina e, até 2024, o objetivo é oferecer uma versão online para alcançar todo o Estado

Com um aumento de 40% de vagas em relação à primeira edição, as aulas do Jovem Programador 2022 terão início em julho para 700 jovens de Santa Catarina. Mais uma vez, o programa teve números expressivos e, durante o período de inscrições, contou com uma média de 54 candidatos inscritos por dia. Agora, o Jovem Programador chega também a cidades do interior, onde há poucas oportunidades de capacitação na área; além de continuar atendendo os principais polos de desenvolvimento de software do Estado.

Desde o ano passado, a iniciativa do Seprosc (Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina, em parceria com o Senac SC, capacita pessoas com idades entre 16 e 35 anos para atuarem no setor de tecnologia. O objetivo do Jovem Programador é garantir que todos concluam a formação aptos para iniciar na carreira e concorrer aos postos de trabalho disponíveis no mercado de Santa Catarina, que carece de profissionais capacitados.

Neste ano, as cidades contempladas com o programa são: Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, Pinhalzinho, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.

Segundo Carlos José Pereira, diretor do Seprosc responsável pela formatação do projeto, o Jovem Programador incentiva o trabalho remoto, a fim de que jovens de quaisquer municípios tenham oportunidade de atuar em empresas de tecnologia espalhadas pelo Estado. “Além disso, estamos projetando um curso totalmente online para atingirmos todos os municípios catarinenses, em breve. Dessa forma, os jovens poderão optar pela versão semipresencial ou à distância e ingressarem nessa carreira, que é tão empolgante e promissora”, conta.

Para a diretora regional do Senac SC, Sandra Regina Casarotto Lindorfer, o programa une as necessidades de empresários e também de jovens que querem se profissionalizar. “Santa Catarina tem um ecossistema de tecnologia crescente e o mais interessante é que isso ocorre em todas as regiões, por isso, a alta procura por profissionais qualificados. Assim, o Jovem Programador beneficia todos os atores do setor”.

Já Juliano Vieira, coordenador do projeto no Senac SC, complementa afirmando que “o programa tem uma visão ampla sobre a necessidade do setor. Para atender todas as regiões, realizamos um estudo para trabalhar em cima das tecnologias usadas nas empresas locais. Assim, o Jovem Programador fortalece o movimento de transformar o Estado em uma referência nacional do setor de tecnologia”.

O presidente do Seprosc, Márcio Elias Gonçalves, avalia que o resultado tem sido positivo, especialmente com o aumento expressivo no número de inscrições para a edição deste ano. “O programa é uma estratégia criada para aproximar os jovens que querem atuar no segmento e as empresas que precisam desses profissionais. A demanda ainda é grande mas, aos poucos, estamos conseguindo reunir parceiros, patrocinadores, instituições e outros players deste ecossistema para melhorar esse cenário”, finaliza.

Sobre o Programa Jovem Programador

O Programa Jovem Programador é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina (Seprosc) em parceria com o Senac SC.  Com foco na empregabilidade, o programa oferece capacitação tecnológica para jovens que querem atuar no setor de tecnologia e é gratuito para quem tem renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

O programa conta atualmente com o patrocínio da Ambev Tech, Audaces, Benner Sistemas, Customax, Datainfo, Facil/Espaider, GovBR, Havan Labs, JB Software, NDD, Porter Group, Quick Soft Tecnologia, Senior Sistemas, Softplan, Studos, Trier Sistemas, WK e apoio de Arco Instituto, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Communitech, Centro de Inovação de Blumenau (CIB), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Gene Conecta, Novale Hub – Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, Orion Parque Tecnológico, Inovale – Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe e Sindicato das Empresas de Informática e Processamento de Dados da Grande Florianópolis (Seinflo).

www.jovemprogramador.com.br

contato@jovemprogramador.com.br

(47) 99184-4928

@programa_jovemprogramador

Sobre o Seprosc

O Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina (Seprosc) foi fundado em 1986 com a missão de representar as empresas do setor de tecnologia que atuam no mercado catarinense. Filiada à Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), a instituição patrocina programas de formação de profissionais que buscam atender à demanda do setor de tecnologia.

As empresas associadas ao Seprosc contam com assessoria contábil e jurídica, descontos em pesquisas salariais e convênios médicos, além de participarem de um Grupo de Relações Trabalhistas (GRT) que promove a troca de experiências entre os gestores de recursos humanos. Atualmente, o Seprosc é presidido pelo empresário Márcio Elias Gonçalves.

Sobre o Senac SC

A história do Senac SC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) acompanha a evolução econômica de Santa Catarina: há 75 anos, a instituição capacita e incentiva os catarinenses a desenvolverem suas habilidades profissionais. Presente em todas as regiões do Estado, o Senac SC possibilita às pessoas a construção de uma carreira sólida, com a oferta de cursos que vão desde a formação inicial e continuada até cursos superiores, pós-graduação e EAD.

Além de capacitar os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, a instituição também atua no desenvolvimento e na qualificação de gestores públicos e empresários. Consultorias, treinamentos e programas específicos também fazem parte do portfólio do Senac SC, promovendo o crescimento econômico nos principais segmentos de mercado.

Pautado no desenvolvimento sustentável e na educação para a cidadania, o Senac SC também fomenta o ecossistema turístico e gastronômico, em Santa Catarina, por meio de ações que visam o aprimoramento de produtos e serviços nestes setores. 

editor.deolhonailhahttps://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img

Leia mais