18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Programa produzido em Florianópolis no SESCTV

spot_img

Programa produzido em Florianópolis no SESCTV

spot_imgspot_img

CurtaDoc inaugura um espaço inédito para o documentário na televisão brasileira

A produtora Contraponto, em parceria com o SESCTV, faz a pré-estreia da série CurtaDoc nesta sexta 23, às 19h30, no Cineclube Sol da Terra. O programa será transmitido pelo canal SESC TV para todo o Brasil, a partir de terça 27. CurtaDoc revelará uma seleção representativa do curta-metragem brasileiro no gênero documentário. Foram selecionados 125 filmes de um total de 520 inscritos. Embora a maioria dos títulos seja de produção recente, há títulos emblemáticos dos anos 60, 70 e 80. O primeiro episódio exibe quatro filmes e abre com O Poeta do Castelo, de Joaquim Pedro de Andrade, sobre o poeta Manuel Bandeira, obra realizada há exatos 50 anos.

Até julho de 2010 serão exibidos semanalmente 37 programas temáticos, cada um com duração de 52 minutos. Além das exibições de curtas-metragens, o programa contará com um convidado especial para comentar o tema do episódio e analisar as obras. Outros entrevistados, como realizadores e pesquisadores, completam com questões sobre a produção e reflexões sobre o gênero.

Foco no documentário

CurtaDoc exibirá obras com enfoque histórico, artístico, político, social e ambiental. Dos inscritos, segundo Kátia Klock, diretora do programa, os temas recorrentes foram música, urbanidade, meio ambiente, biografia e produções experimentais. “Queremos colocar os curtas de Santa Catarina lado a lado da produção nacional”. A equipe concentra as gravações da série em Florianópolis e percorre outras capitais do país. Para Mauricio Venturi, produtor executivo da Contraponto, o projeto “cria uma nova janela para o curta e para o debate sobre o pensamento documental no Brasil”.

O programa de estreia, Retratos, vai exibir quatro documentários com mediação da convidada Cláudia Mesquita, professora de cinema da UFSC. Além de O Poeta do Castelo, será exibido Seo Chico, um Retrato (1998), de José Rafael Mamigoniam. Rodado em Santa Catarina, o curta se abre para a vida e o pensamento do lavrador Francisco Thomaz dos Santos (1932-1996).

Retratos apresenta ainda outros dois filmes: O Menino e o Bumba (2007), de Patrícia Cornils, sobre um jovem obcecado por ônibus desde os nove anos de idade, e Carolina (2003), de Jeferson De, baseado no livro de memórias O Quarto de Despejo, de Carolina de Jesus, escritora negra que teve momentos sublimes, e morreu no esquecimento em 1977.

Além de Seo Chico, um Retrato, mais nove obras catarinenses estão na programação até agora (a seleção de filmes ainda continua). Um deles é O homem que amava o esporte, de 1981, primeiro filme dirigido por Tania Lamarca, que fala de Mário Filho, um incentivador do futebol no Brasil. Os outros catarinenses são Profetas da Chuva e da Esperança, de Márcia Paraíso; Mata… Céu… e Negros, de Claudia Aguiyrre; Paisagem Urbana, de Pedro MC; Fotossensível, de Cristina Krueger, Lavagem do Bonfim da Bahia a Nova York, de Ivy Goulart; Cortesia do Cotidiano, de Paulo Calasans; À Luz de Schwanke, de Ivaldo Brasil e O Matrimônio, de Ralf Tambke.

Obras-primas sobre a realidade brasileira

Um dos documentários mais antigos do CurtaDoc é de Paulo César Saraceni, Arraial do Cabo (1959), filme inaugural do Cinema Novo que mostra a vila de pescadores em contraste com uma fábrica que polui a região. Esta é a primeira produção de Saraceni e Mario Carneiro, dupla reconhecida no cinema nacional.

O diretor Joaquim Pedro de Andrade é lembrado com dois curtas, O Poeta do Castelo e O Mestre de Apipucos, ambos de 1959. O primeiro registra o cotidiano de Manuel Bandeira no pequeno apartamento em que vivia no centro do Rio e suas andanças pelas ruas cidade, na época ainda capital do Brasil. O segundo filme é com o sociólogo Gilberto Freire em sua casa de Apipucos (Recife/PE).

Vale destacar outros filmes da programação do CurtaDoc, como Heitor dos Prazeres (1965) e Ver Ouvir (1966), de Antonio Carlos Fontoura, Carmem Miranda (1969), de Jorge Ileli, Moreira da Silva (1973), de Ivan Cardoso, Eh Pagu, eh! (1982), de Ivo Branco, Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado, À Margem da Imagem, de Evaldo Mocarzel.
Visite o site www.curtadoc.tv e acompanhe a construção de um novo banco de dados sobre o documentário no Brasil.

O QUÊ: Pré-estreia do programa CurtaDoc.

QUANDO: Dia 23 de outubro, sexta-feira, às 19h30.

ONDE: Cineclube Sol da Terra. Avenida Afonso Delambert Neto, 885, Lagoa da Conceição, Florianópolis, tel.: (48) 3232-2303.

QUANTO: Entrada franca.

LANÇAMENTO NACIONAL:
Quando: 27 de outubro, às 21h
Episódio: Retratos
Reapresentações: 28/10, às 15h30; 29/10, às 9h30; e 31/10, às 22h30.
Classificação Indicativa: Livre
Para mais informações sobre como sintonizar o SESCTV, consulte: www.sesctv.org.br

CONTATO:
Kátia Klock
(48) 3334 9805 / 9989 4202
Mauricio Venturi
(48) 3334 9805 / 8411 6229

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img