17.8 C
fpolis
quinta-feira, dezembro 9, 2021
cinesytem

Programa Santa Afro Catarina faz neste sábado o roteiro ”Viver de Quitandas”

spot_imgspot_img

Programa Santa Afro Catarina faz neste sábado o roteiro ”Viver de Quitandas”

spot_img

O Programa Santa Afro Catarina e o Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem neste sábado, 4, uma visita guiada pelo centro histórico de Florianópolis, com o roteiro “Viver de Quitandas”. O roteiro associa a paisagem urbana de Desterro às de outras freguesias da Ilha de Santa Catarina e do litoral ao abordar o abastecimento e a produção de gêneros alimentícios. O encontro é gratuito, aberto a todos e está marcado às 9h45min, na figueira da Praça XV, Centro, Florianópolis. A saída será às 10 horas. O roteiro tem duração aproximada de duas horas. Em caso de chuva forte, a visita será cancelada.

O porto, a antiga Praça de Mercado e as ruas de Desterro emergem como locais de trabalho e de sociabilidade para muitos escravos e libertos, homens e mulheres de origem africana, que desempenham atividades relacionadas ao comércio de gêneros alimentícios produzidos na Ilha e no litoral adjacente.

As visitas do Programa Santa Afro Catarina acontecem todos os meses, sempre no primeiro sábado, e percorrem roteiros históricos associados à história da presença de africanos e afrodescendentes em Florianópolis. Na condução está uma equipe de profissionais das áreas de História, Patrimônio e Ensino de História. Realização conjunta do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Ciências da Educação (CED), o Programa Santa Afro Catarina tem como diferencial a integração inovadora dos conteúdos de história da diáspora africana ao espaço urbano. Para saber mais, acesse:

http://santaafrocatarina.blogspot.com.br/
 

spot_img
spot_img