18.5 C
fpolis
terça-feira, setembro 28, 2021
cinesytem

Programa Saúde da Família cobrirá 100% da população de Florianópolis

spot_img

Programa Saúde da Família cobrirá 100% da população de Florianópolis

spot_img

Florianópolis será a primeira capital do Brasil a alcançar a cobertura de 100% populacional pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família. De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, o resultado será possível com a integração às equipes dos cerca de 60 profissionais que farão as residências médica e multiprofissional em Saúde da Família a partir da próxima semana.

O lançamento do programa ocorreu nesta segunda-feira, 2, com a presença do secretário de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto, que aproveitou o evento para inaugurar o segundo ano do Mais Médicos em Santa Catarina.

Participam da residência médicos formados em universidades de diversas regiões do país. Há também profissionais de Portugal e do Uruguai que irão atuar no programa.

Este é o segundo ano em que a Prefeitura de Florianópolis oferece a Residência em Medicina de Família e Comunidade. Durante o período de formação, que dura dois anos, os médicos residentes são inseridos na rede de atenção primária à saúde do município.

Atuação

Durante o primeiro ano de residência, o médico é inserido, na maior parte do tempo, junto a uma equipe da estratégia de Saúde da Família e recebe supervisão em tempo integral, dividindo os atendimentos à população de sua área com um profissional. 

No segundo ano, o médico mantém sua agenda nos centros de saúde, participa das atividades da equipe e realiza a maior parte dos estágios em outros níveis de atenção e serviços de referência. Também estão previstos nesse período os estágios optativos, de acordo com o perfil e a programação de cada residente.

Mais Médicos

Nas duas primeiras chamadas do Programa Mais Médicos em 2015, 93% das 133 vagas ofertadas para os 61 municípios catarinenses foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil. Os médicos começam suas atividades a partir desta semana. Florianópolis tem 12 médicos atuando nos centros de saúde pelo programa do Governo Federal desde o ano passado.

spot_img
spot_img

Leia mais