24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Programa Água e Educação no Brasil será lançado com solenidade na ALESC

spot_img

Programa Água e Educação no Brasil será lançado com solenidade na ALESC

spot_imgspot_img

Programa Água e Educação Brasil

Emparceria com o Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO e o Projeto WET(Water Education for Teachers – Educação Hídrica para Docentes), a Associação FloripAmanhã realiza o lançamento do Programa Água e Educação para a América Latina e o Caribe no próximo diatrês de agosto, às 18h, no hall de entrada da AssembleiaLegislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. Haverá assinatura da Carta Acordo entre as duas instituições internacionais e a FloripAmanhã, seguido por coquetel para convidados em celebração aos seis anos de fundação da Associação.

Nos dias 3,4 e 5 de agosto também realizam-se as primeiras oficinas de capacitação para parceiros e docentes atuarem com ametodologia de educação ambiental sobre a águajá usada com sucesso em outros 26 países da América Latina. Os dois primeiros dias de qualificação serão no Hotel Maria do Mar, e no dia 5 de agosto está programada uma atividade de campo no Parque Municipal da Lagoa do Peri.

A solenidade de lançamento e as oficinas terão a presença do representante da UNESCO no Brasil, Celso Schenkel, e da representante da Fundação WET, Vivian Lavalle de Vignaroli, da Associação Amigos da Patagônia, instituição que desenvolve o Programa Água e Educação na Argentina. A AssociaçãoFloripAmanhã é a anfitriã do Programa no Brasil, que começa neste semestre em fase piloto abrangendo uma escola pública de Florianópolis.

O Programa

O Programa Água e Educação para a América Latina e o Caribe é um programa de educação ambiental sobre a água para estudantes, pais e educadores, com ações efetivas para que os participantes atuem nas suas comunidades como multiplicadores do conhecimento adquirido e busquem resolver problemas locais relacionados com recursos hídricos. Desenvolve-se medianteoficinas dirigidas às crianças, professores e educadoresinformais, baseadas num guia educativo, fruto de um trabalho de adaptação por um grupo interdisciplinar, dos diversos programas das entidades internacionais.

Além de proporcionar à população-alvo o acesso ao conhecimento dos deveres e direitos do cidadão relacionados com meio ambiente, o Programa pretende viabilizar odestino adequado e tratamentopara os efluentes e resíduos sólidos domésticos da sua área de atuação, buscando a redução na contaminação e poluição das águas superficiais e recuperação de áreas degradadas.

As Instituições

O Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO, desde 1975, é o único programa intergovernamental da ONU voltado para a investigação e gestão dos recursos hídricos, bem como a educação e capacitação técnica, tendo como objetivo incrementar o conhecimento do ciclo da água e aumentar a capacidade das nações para administrar e aproveitar melhor seus recursos hídricos e ecossistemas conexos.

O Projeto WET (Water Education for Teachers– Educação Hídrica para Educadores) é um programa educativo internacional, de caráter não lucrativo, criado em 1984, em Montana (EUA), com conteúdo cientifico voltado para a ÁGUA. A missão do projeto é levar educação hídrica a crianças, pais, educadores e comunidades do mundo todo, promovendo a conscientização, valorização, conhecimento, correta administração e cuidado desse recurso natural cada vez mais disputado e escasso.

O Programa conjunto UNESCO-PHI / Projeto WET– Água e Educação para a América Latina e o Caribe surgiu em 2006, com o objetivo conjunto de promover uma educação hídrica de alta qualidade. Tem como missão ajudar os países da região no desenvolvimento, implementação e revisão de programas educativos em matéria de água. Na América do Sul, já atua na Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.

A Associação FloripAmanhã é umaentidade sem fins lucrativos certificadapelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e reconhecida oficialmente como de Utilidade Pública Estadual e Municipal. Também foi certificada pela Prefeitura de Florianópolis como “Ong Amiga da Educação”. Zela pela transparência publicando balanços, resultados contábeis e documentos emseu site(http://floripamanha.org/quem-somos) e noPortal Transparência– (http://portaltransparencia.org.br)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img