19.9 C
fpolis
sexta-feira, maio 24, 2024
Cinesystem

Projeto Culturaberta inicia inscrições para 16 oficinas gratuitas em Florianópolis

spot_img

Projeto Culturaberta inicia inscrições para 16 oficinas gratuitas em Florianópolis

spot_imgspot_img

Mais de 300 alunos terão acesso a cursos de até oito meses de duração, com direito a certificado e apresentações em quatro festivais multiculturais abertos ao público

Oficina de sapateado para iniciantes e iniciados, com Marina Coura. Foto: Cristiano Prim.

Florianópolis, 27 de março de 2023 – O projeto Culturaberta anuncia a abertura das inscrições para suas oficinas de música, dança, circo, artes visuais, fotografia e educação ambiental, nesta segunda-feira (27/3). Moradores da Grande Florianópolis que tiverem interesse em participar de um dos 16 cursos que acontecerão de abril a novembro podem fazer o cadastro gratuitamente no site da iniciativa (www.culturaberta.com.br), até domingo (2/4). O resultado da seleção para as mais de 300 vagas será publicado no dia 7 de abril, no mesmo endereço eletrônico oficial e nas redes sociais da iniciativa.

O início das aulas está marcado para 11 de abril, na Matura Floripa, parceira do projeto que vem se firmando como um importante espaço multicultural da cidade ao entregar uma programação artística variada e de qualidade, no Campeche. Com ambientes ao ar livre e cobertos, o espaço é amplo e contempla toda a infraestrutura necessária para a prática das oficinas, ensaios e apresentações. “Além de terem acesso à formação de alta qualidade, os alunos, alunas e alunes poderão consagrar seu aprendizado se apresentando em três festivais na Matura e, no final do ano, em um grande evento aberto ao público no centro da cidade, ao lado de grandes nomes de artistas catarinenses e radicados em Florianópolis e uma atração nacional surpresa”, conta Nira Pomar, coordenadora das oficinas.

A realização do Culturaberta foi garantida pelo incentivador único Brasil Atacadista, via Programa de Incentivo à Cultura. O PIC permite que empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) possam incentivar projetos aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e abater o valor investido do imposto devido, mensalmente. “A proposta do projeto Culturaberta, de promover a cultura popular, está conectada com a marca do Brasil Atacadista. Estamos felizes por valorizarmos juntos quem faz arte em nossa terra e por contribuir para que as pessoas tenham acesso à produção artística, em toda sua riqueza e diversidade”, afirmou Ulysses Horn, Gerente de Marketing do Brasil Atacadista.

“Estamos muito felizes em colocar em prática o sonho de tornar a educação artística e cultural acessível à população da cidade, principalmente depois de termos passado mais de dois anos tão carentes desses encontros. Queremos convidar todas e todos a se inscreverem nas oficinas e aproveitarem a chance de ter uma formação de alta qualidade gratuitamente”, propõe Crica Gadotti, Gerente Geral do Culturaberta. Conheça as oficinas e escolha a sua:

Aquarela, com Julius Xadek: oficina voltada a iniciantes. Vamos compreender primeiro como age a aquarela no papel, sempre com exercícios práticos. É uma técnica única que requer o entendimento de alguns princípios básicos para que você atinja resultados que só a aquarela tem. Saiba mais aqui.

Palhaçaria e circo, com Ana Grigoli: a oficina unirá técnicas circenses e palhaçaria. A junção desses dois universos trará o desenvolvimento corporal, cognitivo e social, ao promover experiências que desenvolvem o potencial artístico, profundo e comovente das artes circenses e palhaçaria. Saiba mais aqui.

Pandeiro, com Osvaldo Pomar, “Vavá”: as aulas de Pandeiro serão coletivas. Nesta oficina, abordaremos técnicas específicas do instrumento (condução, platinelas, tempo cheio, subdivisão) e ritmos brasileiros. Saiba mais aqui.

Flauta, com Angela Coltri: o encontro será dividido em dois momentos de 45 minutos: a primeira parte será dedicada à técnica do instrumento e servirá tanto para quem está iniciando quanto para quem já toca e quer desenvolver mais os diferentes aspectos da técnica. Na segunda parte, serão trabalhados arranjos de flauta para música brasileira. Saiba mais aqui.

Canto, com Verônica Kimura: a oficina será oferecida a todos os interessados em exercitar a voz, praticar o canto e conhecer mais sobre a música brasileira. Os principais objetivos do curso são Técnico Vocal e Educação Musical. Saiba mais aqui.

Violão, com Natália Livramento: A proposta do curso de violão é proporcionar uma prática coletiva voltada para a música popular brasileira, com ênfase no acompanhamento de canções e música instrumental. O curso terá um enfoque prático alicerçado no desenvolvimento teórico musical. Saiba mais aqui.

Dança Afro-brasileira, com Simone Fortes: A proposta oferece aulas de danças afro, passando por algumas das danças afro-brasileiras, afro mandèn (Guiné) e processos criativos em afro contemporâneo, que são bases de pesquisa e vivência de Simone Fortes.  Os participantes terão contato com os ritmos e linguagens específicas de cada dança abordada. Saiba mais aqui.

Dança estilo Tribal, com Shams Kefir: A Dança Estilo Tribal possui, em sua base de formação de movimentos, influência das Danças orientais árabes, indianas, ciganas, flamenca e, posteriormente, adquiriu um dialeto fusionado com as danças contemporâneas. Saiba mais aqui.

Flamenco, com Lela Martorano: a dança Flamenca: técnica e estrutura de baile, ritmo e compás de alguns palos (estilos) que fazem parte do amplo repertório de estilos encontrados dentro do flamenco, abordando também temas importantes para a compreensão dessa linguagem, como o cante, a guitarra e sua história. Saiba mais aqui.

Sapateado, com Marina Coura: Aulas práticas que abordam as técnicas do sapateado para os níveis respectivos de cada oficina, sendo dividido em duas turmas. Iniciantes: para aqueles que não possuem conhecimento ou possuem conhecimento básico; Intermediários: para aqueles que possuem um nível intermediário de vivência e técnica. Saiba mais aqui.

Noções básicas de fotografia, com Flávio Veloso: a oficina tem como principais atrativos apresentar técnicas fotográficas que elevem a qualidade dos registros dos integrantes com aulas descontraídas. As aulas contemplam teoria, prática, saídas de campo, noções básicas de tratamento e avaliação. Saiba mais aqui.

Desenho realista, com Eduardo Rukat: Esse curso irá te mostrar que desenho realista não é dom e sim técnica! Indicado para todas e todos que queiram dar o primeiro passo nesse universo, o curso ensinará diversas técnicas começando do zero. No final, você poderá realizar desenhos com aspecto de realismo utilizando materiais básicos. Saiba mais aqui.

Compostagem, com Júlio Maestri: introdução à compostagem, compostagem residencial e minhocário, compostagem para condomínio, visita à Revolução dos Baldinhos ou Projeto Sementeria ou Horta Comunitária do Pacuca e, por fim, uso do composto. Saiba mais aqui.

Cultura popular, com Déo Lembá: Oficina prática de manifestações Populares Brasileiras que, através do estudo do movimento, da percussão e de atividades de expressão vocal e corporal. Saiba mais aqui.

Dança de Salão, com Charles Modesto: Através da dança, o objetivo é promover um momento cultural e de lazer, ampliar as interações sociais entre os alunos, oportunizar aos participantes o exercício cênico e o treino. Saiba mais aqui.

Cavaquinho, com Eduardo Rukat: Estudo e prática de repertório com foco em samba e choro e outros ritmos brasileiros, buscando entender a linguagem e função do cavaquinho dentro dos gêneros musicais abordados em aula. Saiba mais aqui.

Serviço:

Projeto Culturaberta

Oficinas de música, dança, circo, artes visuais, fotografia e educação ambiental.

Inscrições e aulas gratuitas: https://culturaberta.com.br/

Mais informações: https://www.instagram.com/projetoculturaberta/

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img